BRASIL
Vereadores do PL são os mais bem votados em 10 capitais
As eleições de domingo 6 tiveram como um dos protagonistas o Partido Liberal (PL). Além do desempenho positivo na disputa às prefeituras no primeiro turno (venceu em 523 municípios), a sigla emplacou os vereadores mais bem votados em dez das 26 capitais brasileiras.
Segundo o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua mulher, Michelle Bolsonaro, foram “fundamentais para o sucesso da legenda”.
O PL ocupou a liderança no ranking do número de votos, por partido, nas maiores cidades do país. Na Região Sudeste, os liberais foram os mais votados em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na capital paulista, o estreante Lucas Pavanato (PL) teve 161.317 votos.
No Rio, Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, ficou em primeiro, com 130.480 votos. Em Minas Gerais, Pablo Almeida (PL), candidato apoiado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL), conquistou 39.930 votos em Belo Horizonte.
PL e PSD avançam no Nordeste
O PL liderou, também, em Porto Alegre (RS), Florianópolis (RS), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). Na comparação entre partidos, atrás do PL aparecem o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Progressista (PP).
O PSD liderou em Aracaju (SE), com Ricardo Vasconcelos, que somou 11.120 votos; em Teresina (PI), com Eduardo Draga Alana (9.233 votos); e em São Luís (MA), com Douglas Pinto (16.036 votos).
PP lidera em Salvador, e PT vai bem em Vitória
O PP teve seus candidatos mais bem votados em Salvador (BA), João Pessoa (PB) e Rio Branco (AC). Na capital baiana, o destaque do partido foi Jorge Araújo Repórter, com 36.065 votos; na capital paraibana, Guga Pet fez 10.320 votos; e, na capital acriana, Bruno Moraes registrou 5.898 votos.
O Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve o vereador mais bem votado somente, em Vitória (ES). Na capital capixaba, a mais votada foi a candidata Karla Coser (PT), com 7.256 votos.
BRASIL
Nikolas Ferreira lidera a corrida para governador de Minas Gerais, diz Paraná Pesquisas
Um levantamento realizado pela Paraná Pesquisas revelou o cenário das intenções de voto para a eleição ao governo de Minas Gerais. A pesquisa ouviu eleitores de diversas regiões do estado e possui um nível de confiança de 95%, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
Cenário estimulado 1
No primeiro cenário estimulado, em que os candidatos são listados:
- Nikolas Ferreira – 39,4%
- Alexandre Kalil – 20,0%
- Rodrigo Pacheco – 15,2%
- Brancos/Nulos – 11,7%
- Não sabe/Não respondeu – 4,6%
Cenário estimulado 2
No segundo cenário estimulado, em que os eleitores escolhem entre os nomes apresentados, os resultados foram os seguintes:
- Cleitinho – 39,7%
- Alexandre Kalil – 19,3%
- Rodrigo Pacheco – 14,6%
- Nenhum/Branco/Nulo – 11,8%
- Não sabe/Não respondeu – 4,8%
Avaliação do governo Zema
A pesquisa também mediu a percepção dos mineiros sobre a gestão do governo Zema:
- Aprovação – 64,6%
- Desaprovação – 31,6%
- Não souberam responder – 3,8%
O levantamento ainda apresenta uma análise segmentada do eleitorado, considerando gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico dos entrevistados, oferecendo um panorama detalhado das preferências políticas em Minas Gerais.
BRASIL
Sóstenes Cavalcante, líder do PL, confirma que já tem os votos suficientes para aprovar o PL da Anistia
Sóstenes Cavalcante, líder do PL, anunciou que o partido já garantiu os votos necessários para aprovar o polêmico PL da Anistia, que visa anistiar políticos e empresários envolvidos em crimes eleitorais, incluindo os do chamado “bolsonarismo”. A proposta é vista por críticos como uma tentativa de enfraquecer investigações e proteger aliados. No entanto, Cavalcante defende que a medida é essencial para a estabilidade política e a pacificação do país. O PL espera votação favorável nas próximas semanas.
BRASIL
Vídeo de Advogado reagindo a “imparcialidade de Alexandre de Moraes” viraliza nas redes
Um vídeo de um advogado reagindo à suposta “imparcialidade” do ministro Alexandre de Moraes viralizou nas redes sociais. No vídeo, o jurista expõe contradições nas decisões do ministro e questiona sua postura, que, segundo ele, favorece um lado político enquanto persegue opositores. A repercussão foi imediata, com milhares de internautas criticando o STF e denunciando o que consideram um uso político do Judiciário para silenciar vozes contrárias ao governo.
-
BRASIL7 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO7 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL8 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
JUDICIARIO7 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA8 meses atrás
Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate
-
BRASIL8 meses atrás
Medalhistas olímpicos brasileiros terão tributação sobre suas premiações