CONECTE-SE CONOSCO

BRASIL

OAB pede acesso a inquéritos que tramitam no STF ‘para avaliar medidas cabíveis’

Publicado

on

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou, nesta quarta-feira, 14, que vai pedir acesso aos inquéritos sigilosos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF), “para avaliar medidas cabíveis”, depois de o jornal Folha de S.Paulo publicar uma denúncia que envolve o ministro Alexandre de Moraes.

“Nossa finalidade é a de garantir transparência às investigações, preservando-se o sigilo dos dados referentes à intimidade dos investigados”, justificou a OAB.

De acordo com o documento, a Ordem entende ser necessária a explicação “com urgência”, por parte do ministro Alexandre de Moraes, sobre a denúncia publicada pela Folha.

“A Ordem quer saber se houve ou não a atuação de servidores ou de gabinetes do STF para produzir provas ilegais para sustentar decisões judiciais desfavoráveis a pessoas específicas, como foi amplamente noticiado pela imprensa, ou se a atuação se restringiu aos limites do exercício do poder de polícia da Justiça Eleitoral”, observou a OAB.

Reportagem sobre Alexandre de Moraes

Mensagens vazadas pela Folha mostram que Moraes, na presidência do TSE, usou o setor de combate à desinformação do TSE como um braço investigativo do gabinete do ministro no STF. Na época das trocas de mensagens, em 2022, o Brasil estava em eleição.

BRASIL

STF classifica revistas íntimas em presídios como “inadmissíveis” e proíbe a prática

Publicado

on

O Supremo Tribunal Federal determinou o fim das revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios, classificando a prática como inconstitucional. Para os ministros, essas abordagens ferem a dignidade humana. A decisão, no entanto, divide opiniões, pois enquanto defensores dos direitos humanos comemoram, setores da segurança pública temem aumento na entrada de ilícitos nas cadeias.

Continue lendo

BRASIL

Eduardo Girão diz que Senado virou “puxadinho” do governo e do STF

Publicado

on

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou duramente a postura do Senado, afirmando que a Casa perdeu independência e se tornou submissa ao governo federal e ao Supremo Tribunal Federal. Para ele, essa falta de autonomia compromete a democracia e impede a fiscalização real dos atos do Executivo e do Judiciário, prejudicando a transparência institucional.

Continue lendo

BRASIL

Degradação na Amazônia cresce 482% em 2025, governo e Marina Silva se calam sobre dados

Publicado

on

Dados alarmantes revelam que a degradação da Amazônia disparou 482% em 2025. Ambientalistas cobram explicações do governo Lula e da ministra Marina Silva, que até o momento evitam se pronunciar sobre os números. A ausência de respostas levanta suspeitas de ineficiência na gestão ambiental e fragilidade no combate ao desmatamento ilegal na região.

Continue lendo

Trending