BRASIL
Lula é vaiado durante ato oficial em Santiago, no Chile
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, no Chile, nesta segunda-feira, 5. A manifestação ocorreu em que era realizada uma oferenda floral no monumento em homenagem ao general Bernardo O’Higgins.
Lula foi vaiado no momento em que é chamado pelo mestre de cerimônias para se dirigir até o monumento. O chefe do Executivo não reage ao protesto dos chilenos, mas seus ministros acabam olhando para o público presente no momento.
Mesmo sendo vaiado, Lula se dirige até as flores de homenagem ao monumento do general Bernardo O’Higgins. Depois de alguns minutos, a cerimônia é finalizada e o chefe do Executivo deixa o local acompanhado de demais autoridades.
O general O’Higgins tornou-se um dos militares mais importantes do movimento de independência do Chile. Foi também o primeiro chefe de Estado do país, entre 1817 e 1823.
Acompanhavam Lula na cerimônia os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Nísia Trindade (Saúde), Carlos Fávaro (Agricultura), entre outros, e Celso Amorim, assessor especial para assuntos internacionais.
Lula é vaiado em meio à polêmica no processo eleitoral venezuelano
Lula foi vaiado no Chile em meio à polêmica envolvendo o sistema eleitoral venezuelano. O presidente chileno, Gabriel Boric, já tinha se pronunciado sobre o assunto, dizendo que era “difícil de acreditar” na reeleição do ditador Nicolás Maduro. O petista, por outro lado, segue em silêncio sobre o que ocorre na Venezuela.
Nesta segunda-feira, 5, Lula decidiu fazer uma declaração à imprensa no Chile. Disse que está “empenhado em conectar toda a América do Sul por meio de cinco grandes rotas viárias” que incluem o país, e que aproveitou o encontro com Boric para falar sobre as eleições da Venezuela.
“Expus as iniciativas que tenho empreendido com os presidentes Gustavo Petro e López Obrador em relação ao processo político venezuelano”, declarou. “O respeito pela soberania popular é o que nos move a defender a transparência dos resultados. O compromisso com a paz é o que nos leva a conclamar as partes ao diálogo e promover o entendimento entre governo e oposição.”
- Lula decidiu ser cúmplice de crime cometido por Maduro na Venezuela
Lula sinalizou que a “arbitrariedade é inimiga do bem-estar” e que a democracia “não se sustenta sem um Estado que garanta direitos”. Contudo, mais uma vez, não citou se reconhecia ou não a reeleição de Nicolás Maduro.
“Nos últimos anos, o Brasil experimentou uma versão tacanha da mesma combinação de autoritarismo político e neoliberalismo econômico”, acrescentou. “Brasil e Chile estão empenhados em atuar juntos para construir um mundo mais justo e solidário.”
BRASIL
Nos bastidores, Hugo Motta atua contra a tramitação da Anistia
Nos bastidores, o deputado Hugo Motta tem agido ativamente contra a tramitação da Anistia, causando preocupação entre os aliados que defendem a proposta. Embora tenha se mostrado favorável publicamente, Motta estaria, de fato, dificultando o avanço da medida, alinhando-se a interesses contrários à sua aprovação. Essa postura contraditória tem gerado críticas, com muitos acusando o parlamentar de agir de forma estratégica para agradar diferentes grupos, sem compromisso real com a causa.
BRASIL
Hugo Motta “acendeu uma vela para Deus e outra para o diabo” ao negociar Anistia, diz Deputado Sanderson (PL-RS)
O deputado Sanderson (PL-RS) criticou a postura de Hugo Motta ao negociar a Anistia, afirmando que o colega “acendeu uma vela para Deus e outra para o diabo”. Segundo Sanderson, Motta estaria tentando agradar a ambos os lados, sem compromisso claro com os princípios conservadores. Para o parlamentar, esse tipo de atitude enfraquece a confiança do povo nas lideranças e nos processos políticos, e é necessário que os políticos se posicionem de forma firme e coerente com suas ideologias.
BRASIL
Nikolas Ferreira lidera a corrida para governador de Minas Gerais, diz Paraná Pesquisas
Um levantamento realizado pela Paraná Pesquisas revelou o cenário das intenções de voto para a eleição ao governo de Minas Gerais. A pesquisa ouviu eleitores de diversas regiões do estado e possui um nível de confiança de 95%, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
Cenário estimulado 1
No primeiro cenário estimulado, em que os candidatos são listados:
- Nikolas Ferreira – 39,4%
- Alexandre Kalil – 20,0%
- Rodrigo Pacheco – 15,2%
- Brancos/Nulos – 11,7%
- Não sabe/Não respondeu – 4,6%
Cenário estimulado 2
No segundo cenário estimulado, em que os eleitores escolhem entre os nomes apresentados, os resultados foram os seguintes:
- Cleitinho – 39,7%
- Alexandre Kalil – 19,3%
- Rodrigo Pacheco – 14,6%
- Nenhum/Branco/Nulo – 11,8%
- Não sabe/Não respondeu – 4,8%
Avaliação do governo Zema
A pesquisa também mediu a percepção dos mineiros sobre a gestão do governo Zema:
- Aprovação – 64,6%
- Desaprovação – 31,6%
- Não souberam responder – 3,8%
O levantamento ainda apresenta uma análise segmentada do eleitorado, considerando gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico dos entrevistados, oferecendo um panorama detalhado das preferências políticas em Minas Gerais.
-
BRASIL7 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
Matéria do Jornal O Globo sugere pessoas a comerem Grilo
-
MUNDO7 meses atrás
Elon Musk debocha de Alexandre de Moraes depois do bloqueio do Twitter/X
-
BRASIL8 meses atrás
AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
-
JUDICIARIO7 meses atrás
Elon Musk expõe ordens de Moraes contra Nikolas, Monark e Alan Rick
-
POLÍTICA8 meses atrás
Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal
-
POLÍTICA7 meses atrás
Relembre a denúncia de assédio sexual contra Datena citada por Marçal em debate
-
BRASIL8 meses atrás
Medalhistas olímpicos brasileiros terão tributação sobre suas premiações