CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

“É um teatro”, diz Prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini sobre julgamento de Bolsonaro

Publicado

on

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou, nesta terça-feira (2), que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um teatro, pois não há parcialidade da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro e outros sete réus são acusados de tentativa de um suposto golpe de Estado relacionada aos ataques de 8 de janeiro de 2023. Nesta terça-feira, o STF começou o julgamento.

“Esse julgamento é um teatro, onde não há a menor possibilidade do réu reverter uma decisão previamente já tomada. O Bolsonaro está condenado antes mesmo de participar da eleição de 2022. Ainda no mandato ele já era condenado por qualquer coisa. O próprio Lula deu uma entrevista dizendo que o Bolsonaro não voltaria mais ao poder”, destacou.

“Isso não é um julgamento ao meu ver, porque não pressupõe da inocência do investigado, do réu e sim já parte da pré-condenação, com manifestações públicas, como quando o ministro Luis Roberto Barroso falou que o país não voltará a ter mais extremismo”, completou.

O prefeito fez alusão a uma declaração de Barroso, em 2023, durante um evento no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). “Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, citou Barroso à época.

“Ué, um ministro do Supremo pode ter manifestação sobre qual é o espectro político que pode ou não participar de um processo eleitoral? Que democracia é essa, que escolhe lado?”, questionou Abilio.

O julgamento, que começou nesta terça-feira, será finalizado no dia 12 de setembro. A Primeira Turma do STF é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, que é o relator do caso, Cristiano Zanin (presidente do colegiado), Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

POLÍTICA

“Agora o PT jura de pés juntos que irmão do Lula não é do Lula”, ironiza Magno Malta

Publicado

on

O senador Magno Malta (PL-ES) ironizou, nesta quinta-feira (5), a postura do Partido dos Trabalhadores em relação a Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em tom sarcástico, Malta afirmou: “Agora o PT jura de pés juntos que o irmão do Lula não é do Lula.”

A declaração foi feita em meio às discussões sobre denúncias envolvendo familiares do presidente e a tentativa da legenda de desvincular Lula de eventuais desgastes políticos. Segundo o senador, a estratégia petista busca preservar a imagem do chefe do Executivo, mesmo diante de questionamentos sobre a conduta de pessoas próximas a ele.

Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Magno Malta tem adotado uma linha dura contra o governo petista e intensificado críticas ao presidente Lula no Congresso. Para ele, o esforço do PT em blindar o mandatário expõe contradições no discurso da legenda, que historicamente sempre defendeu a união entre política e família como símbolo de confiança.

Continue lendo

POLÍTICA

CPMI que mira Judiciário ganha força após Tagliaferro depor no Senado

Publicado

on

O depoimento de Eduardo Tagliaferro à Comissão de Segurança Pública do Senado, na terça-feira (2/9), impulsionou a articulação política em torno da criação da CPMI da Vaza Toga, que mira sobretudo o STF e o Tribunal Superior Eleitoral.

A oposição reuniu assinaturas de 124 deputados e de 18 senadores em apoio às investigações. Para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, são necessárias assinaturas de 171 deputados e de 27 senadores.

Ex-assessor de Alexandre de Moraes durante o mandato do ministro no TSE, Tagliaferro apresentou documentos que, segundo sua versão, indicam irregularidades em processos que levaram a uma operação contra empresários bolsonaristas em 2022.

Ele também acusa membros do Ministério Público e do gabinete de Moraes, tanto no TSE quanto no STF, de se comunicarem fora do rito em inquéritos que alvejaram políticos e militantes de direita.

O objetivo da CPMI da Vaza Toga é investigar as alegações de abuso de poder no Judiciário, aprofundando apurações sobre supostos vazamentos de informações e condutas de ministros do STF.

Continue lendo

POLÍTICA

Bolsonaro lidera as intenções de voto no DF, diz Paraná Pesquisas

Publicado

on

Levantamento feito pela Paraná Pesquisas no Distrito Federal mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, lidera as intenções de voto em eventual disputa pelo Planalto em 2026 contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-presidente tem 36,8% das intenções de voto contra 27,1% de Lula.

Em eventual confronto com a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL) ou com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista empata com ambos, dentro da margem de erro, de 2,6 pontos percentuais.

Cenário 1 Jair Bolsonaro: 36,8 percentual
Lula: 27,1 percentual
Ronaldo Caiado: 10,5 percentual
Ciro gomes: 9,5 percentual
Ratinho Junior: 3,2 percentual
Helder Barbalho: 0,6 percentual
Brancos/nulos: 8,1
Não sabem: 4,2

Cenário 2
Michelle Bolsonaro: 31,4 percentual
Lula: 27,2 percentual
Ronaldo caiado: 13,1 percentual
Ciro Gomes: 9,9 percentual
Ratinho Junior: 4,7 percentual
Helder Barbalho: 0,6 percentual
Brancos/nulos: 8,3
Não sabem: 4,8

A pesquisa foi realizada pela Paraná Pesquisas de 23 a 27 de agosto de 2025. Foram entrevistadas 1.510 pessoas no Distrito Federal. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Continue lendo

Trending