POLÍTICA
“Mais um capítulo de ficção”, diz Michelle sobre julgamento de Bolsonaro no STF
À espera de um veredito da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o plano de golpe de Estado, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro disse à CNN que o processo contra Jair Bolsonaro (PL) é uma “ficção” e criticou duramente a condução do julgamento.
Esse processo está tão marcado por ilegalidades e quebras do devido processo legal que o julgamento será apenas mais um capítulo da ficção que ele representa”, afirmou Michelle.
A declaração foi dada após o término do segundo dia de julgamento, no qual a defesa do ex-presidente alegou não haver provas que liguem Bolsonaro aos ataques do 8 de Janeiro ou a planos golpistas, que incluíam o assassinato de autoridades.
Michelle respondeu, por escrito, três perguntas feitas sobre o julgamento, a saúde de Bolsonaro e o futuro político dela. A ex-primeira-dama indicou pessimismo em relação ao desfecho do processo e reclamou da “omissão” de autoridades.
O julgamento será retomado na próxima terça-feira (9), com o voto do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito. Os demais integrantes da Primeira Turma ainda votarão em sessões convocadas para quarta-feira (10) e sexta-feira (12).
“Pior do que qualquer expectativa em relação ao julgamento é ter que suportar o silêncio, a inércia e a omissão de detentores de poder, de integrantes da mídia e de membros de organizações, que dizem lutar pelos direitos fundamentais, e que se calam diante de tantas irregularidades”, disse.
Michelle disse ainda que Bolsonaro não deve comparecer aos últimos dias de julgamento por causa do seu estado de saúde. Porém, ela indica que não é uma decisão definitiva.
“Ele não deve comparecer ao teatro que está ocorrendo no STF justamente por causa de seu estado de saúde, mas não há nada definitivo sobre isso”, afirmou
Quanto à minha atividade profissional ligada à política, o meu papel é, e continuará sendo, trabalhar para ampliar a participação das mulheres de bem na política por meio da consolidação das atividades que estão sendo desenvolvidas pelo PL Mulher através de treinamentos, compartilhamento de conhecimentos e, em especial, de consolidação do Projeto Alicerça Brasil. O meu futuro está totalmente entregue à Vontade de Deus.
POLÍTICA
Havan chega primeiro que governo Lula em cidade destruída por tornado
Neste domingo (9), uma equipe da Havan foi até Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, para verificar a situação do município, atingido por um tornado na última sexta-feira (7). O grupo foi enviado pelo empresário, dono da rede de lojas, Luciano Hang.
Além da equipe, foi enviada uma carreta carregada com 1.200 edredons e 330 travesseiros chegou ao local para ser distribuída às famílias afetadas pelo ocorrido, que deixou grande parte da cidade devastada.
Mesmo impossibilitado de comparecer pessoalmente, por estar internado devido a uma cirurgia recente no braço, Luciano Hang acompanhou de perto as ações, com o objetivo de apoiar a população em meio a tragédia ambiental.
“Para ter ideia do que realmente aconteceu, é preciso estar presente, ver com os próprios olhos a destruição e a dor das pessoas. A Havan se solidariza com as famílias e com toda a cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Não tem como ficar indiferente diante de uma tragédia dessas. Nosso papel é estender a mão e fazer o que estiver ao nosso alcance”, destacou o empresário.
Hang afirmou ainda que estava estava ansioso para visitar a cidade, abraçar as pessoas e acompanhar de perto o trabalho. Ele garantiu que a Havan continuará ajudando com o necessário para a reconstrução e recuperação do município.
O empresário terminou sua fala fazendo outro apelo: “que outras pessoas, especialmente os empresários, também se inspirem e contribuam. Neste momento, a maior necessidade são materiais de construção, para que as famílias possam reconstruir suas casas e suas vidas”, finalizou Luciano.
POLÍTICA
COP30 tem baixa histórica de líderes e é apelidada de ‘Flop 30’
A Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), realizada em Belém (PA), começou sob críticas e com o apelido de “Flop 30”, devido à baixa presença de chefes de Estado e de governo. Menos de 60 líderes mundiais confirmaram participação — número inferior ao registrado em conferências anteriores.
Entre as principais ausências estão Estados Unidos, China e Índia, os maiores emissores de gases do efeito estufa. Analistas apontam que problemas de infraestrutura, altos custos de hospedagem e desafios logísticos em Belém contribuíram para a queda na participação.
A ausência de grandes potências é vista como um sinal de desinteresse político em um momento crítico para a agenda climática global. Apesar disso, o evento ainda busca avanços em temas como financiamento climático, proteção da Amazônia e inclusão de povos indígenas.
POLÍTICA
Cláudio Castro reajusta auxílio-alimentação para a PM do Rio de Janeiro
O governador Cláudio Castro (PL) anunciou, nesta segunda-feira (10), um reajuste de cerca de 166% no auxílio alimentação para agentes da Polícia Militar do Rio. Em postagem feita nas redes sociais, Castro e o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, prometeram aumentar o valor de R$ 162,60 para R$ 433,80.
De acordo com Castro, o benefício da categoria não recebia reajustes há cerca de 20 anos. “Oferecer melhores condições de trabalho para os nossos policiais representa, certamente, um impacto real na produção dos resultados da segurança pública”, disse o governador.
Efetivo da Polícia Militar também passa por mudanças nos próximos dias
A mudança no auxílio é anunciada menos de uma semana após a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovar uma reestruturação do quadro da Polícia Militar solicitada por Castro. A medida ainda não foi sancionada pelo governador, mas prevê diminuir o efetivo total da PM para 60.448 militares. Novos cargos de coronel para oficiais da saúde e mudanças de nomenclaturas nos quadros de oficiais também estão previstas na reestruturação.
O objetivo da medida é adequar a Polícia Militar do Rio à nova Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares (Lei Federal 14.751/23). Castro tem até meados da próxima semana para sancionar o projeto.
-
POLÍTICA7 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL8 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA4 meses atrás
Lula estuda limitar remessa de dividendos de empresas americanas com operação no Brasil
-
POLÍTICA7 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
POLÍTICA4 meses atrás
Trump ordena que visto de Eduardo Bolsonaro e toda sua família seja mudado de temporário para permanente
-
POLÍTICA4 meses atrás
EUA investigam esposa de Moraes por influência do ministro do STF
-
POLÍTICA2 meses atrás
Filha de ministro do STF é xingada e leva cusparada em universidade
-
POLÍTICA4 meses atrás
Advogados dizem que medidas contra Bolsonaro são “inéditas no direito brasileiro”
