CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

“Não existe possibilidade de recuar nem um milímetro”, diz Moraes ao Washington Post

Publicado

on

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou que não pretende recuar em suas decisões sobre o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que o julgamento do líder da direita do Brasil seguirá conforme o previsto, apesar das sanções impostas contra ele pelo chefe do Executivo dos Estados Unidos, Donald Trump. As declarações foram dadas em entrevista ao jornal norte-americano The Washington Post, divulgada nesta segunda-feira (18).

“Não há a menor possibilidade de recuar um milímetro sequer”, disse o ministro. “Faremos o que é certo: receberemos a acusação, analisaremos as provas, e quem deve ser condenado será condenado, e quem deve ser absolvido será absolvido”, garantiu.

O ministro foi sancionado pela Casa Branca com a Lei Magnitsky, usada para punir estrangeiros. O dispositivo legal acionado pela Secretaria do Tesouro dos EUA impõe restrições financeiras a estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos.
Ao anunciar a punição, o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, disse que Moraes promove “caça às bruxas”. Ele também também afirmou que o magistrado é responsável por uma “campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados, incluindo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro”. Além disso, ele foi alvo de críticas do próprio republicano.

Após pedido de Moraes, o presidente da Primeira Turma do Supremo, Cristiano Zanin, agendou o julgamento do núcleo 1 da ação penal, que inclui Bolsonaro e aliados, para setembro.
Foram convocadas sessões extraordinárias para 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro de 2025, das 9h às 12h, além de uma sessão extraordinária no dia 12, das 14h às 19h. O ministro também convocou sessões ordinárias para 2 e 9 de setembro, das 14h às 19h. O julgamento será presencial.
O Washington Post descreve o ministro do STF como um “xerife da democracia”. O jornal norte-americano afirmou que os “decretos expansivos” de Moraes repercutiram no mundo inteiro, em menção às sanções impostas a redes sociais, como o X, de Elon Musk. Em resposta, o bilionário chamou o magistrado de “Darth Vader do Brasil”.

Entendo que, para uma cultura americana, seja mais difícil compreender a fragilidade da democracia porque nunca houve um golpe lá”, disse Moraes ao jornal. “Mas o Brasil teve anos de ditadura sob o [presidente Getúlio] Vargas, outros 20 anos de ditadura militar e inúmeras tentativas de golpe. Quando você é muito mais atacado por uma doença, forma anticorpos mais fortes e busca uma vacina preventiva”, acrescentou.
Em relação às críticas dos apoiadores de Bolsonaro sobre a ação penal que tramita contra ele e aliados na Corte, Moraes apontou que se tratam de “narrativas falsas”, que atrapalham o relacionamento entre o Brasil e os Estados Unidos, aliados históricos.
O ministro citou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, que lidera uma campanha instando hostilidades dos EUA contra o Brasil e sanções contra Moraes. O governo norte-americano impôs uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.

POLÍTICA

Governo Milei atinge menor nível de pobreza infantil em anos na Argentina

Publicado

on

Mesmo diante do maior ajuste fiscal das últimas décadas, o governo do presidente Javier Milei já registra um impacto significativo na redução da pobreza infantil na Argentina. Segundo dados divulgados pela Unicef, cerca de 1,7 milhão de crianças deixaram a linha da pobreza desde o início de sua gestão.

A agência da ONU destacou que, apesar do cenário de forte contenção de gastos públicos e reformas econômicas drásticas, os indicadores sociais começaram a apresentar melhora. O levantamento aponta que programas de transferência de renda e a estabilização de parte da economia contribuíram para a queda nos índices de vulnerabilidade entre crianças e adolescentes.

Continue lendo

POLÍTICA

China mobiliza Milícia Popular para conter surto de Chikungunya

Publicado

on

A China está mobilizando esforços significativos para conter um surto de chikungunya, utilizando medidas preventivas rigorosas, incluindo o uso de mosquiteiros, desinfecção com pulverização, multas para quem não eliminar água parada e até drones para localizar focos do mosquito transmissor. O surto, com mais de 7.000 casos registrados até agora, principalmente em Foshan, próximo a Hong Kong, levou as autoridades a adotar uma abordagem semelhante à utilizada durante a pandemia de COVID-19. 

Continue lendo

POLÍTICA

Travesti conhecida como “Érika Hilton da Lapa” é presa em flagrante

Publicado

on

A Polícia Civil prendeu em flagrante a travesti Paulo Santos da Conceição, de 27 anos, conhecida como “Érika Hilton da Lapa”. A prisão ocorreu na Travessa do Mosqueira, na Lapa, durante operação da 5ª DP (Mem de Sá), voltada ao combate de facções criminosas da região.

Segundo os agentes, a travesti foi flagrada vendendo drogas em plena via pública. Ao ser abordada, os policiais encontraram com ela uma grande quantidade de entorpecentes, que incluíam 350 pinos de cocaína, 54 sacolés de crack e 14 tabletes de maconha.

A abordagem aconteceu no cruzamento entre a Travessa do Mosqueira e a Rua Joaquim Silva, locais sob constante vigilância da polícia por conta da atuação de grupos criminosos como o Comando Vermelho, cujo líder local, Wilton Carlos Rabello Quintanilha, conhecido como “Abelha”, está foragido.

De acordo com os investigadores, “Érika Hilton da Lapa” atuava de forma ostensiva na região, sendo conhecida pelos usuários de drogas da área e já possuindo passagens por furto.

Continue lendo

Trending