CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Tebet provoca EUA: “que não se enganem, pois nosso maior parceiro é a China”

Publicado

on

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, fez uma declaração direta nesta semana ao comentar a relação comercial do Brasil com os Estados Unidos. Durante evento público, Tebet afirmou que “os norte-americanos não devem se enganar, pois o maior parceiro comercial do Brasil é a China”.

A fala ocorre em meio a um cenário de disputa de influência entre Washington e Pequim na América Latina, e reforça o alinhamento econômico brasileiro com o mercado chinês. Nos últimos anos, a China tem se consolidado como principal destino das exportações brasileiras, sobretudo de commodities como soja, minério de ferro e carne bovina.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em 2024 a China respondeu por cerca de um terço de todo o comércio exterior do Brasil, enquanto os EUA permanecem na segunda posição.

POLÍTICA

Novas sanções dos EUA devem atingir esposa, filhos e outros membros do elo familiar de Moraes

Publicado

on

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi alvo da Lei Magnitsky, dispositivo da legislação norte-americana usado para punir estrangeiros acusados de corrupção ou de graves violações de direitos humanos, no último dia 30.

A medida, aplicada pelo governo de Donald Trump, veio acompanhada de acusações de “caça às bruxas”, censura e abuso contra direitos fundamentais.

Agora, autoridades dos Estados Unidos também reúnem informações sobre a esposa do magistrado, Viviane Barci, para deixar pronto um eventual processo de sanção.

No caso de Moraes, a aplicação da lei já está em vigor. Quanto a Viviane Barci, a apuração feita pela CNN indica que o governo dos EUA busca reunir todos os elementos para agir rapidamente, caso Trump entenda que há base para sancioná-la.

Se isso ocorrer, ela poderá ter bens bloqueados, restrições de movimentação e entrada proibida no território norte-americano, medidas semelhantes às que já atingem o ministro.

Continue lendo

POLÍTICA

É preciso “isolar a direita” para “defender a soberania” do Brasil, diz Zé Dirceu

Publicado

on

Em discurso recente, o ex-ministro e figura histórica do PT, José Dirceu, afirmou que é necessário “isolar a direita” política para garantir a defesa da soberania nacional. Segundo Dirceu, setores conservadores representam uma ameaça à integridade e autonomia do país, e a luta política deve ser firme para conter esse avanço.

Dirceu destacou que essa estratégia é fundamental para preservar conquistas sociais e garantir que o Brasil siga um caminho de desenvolvimento soberano, longe da influência de grupos que, segundo ele, “buscam enfraquecer o Estado brasileiro”.

A declaração ocorre em meio a um ambiente político polarizado, no qual as forças de esquerda reforçam o discurso de resistência frente a setores de direita que, na visão deles, promovem retrocessos democráticos

Continue lendo

POLÍTICA

Lula desiste de tentar conquistar apoio dos evangélicos, diz jornal

Publicado

on

Segundo reportagem publicada por veículos da grande imprensa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria decidido abandonar a estratégia de buscar o apoio dos evangélicos para sua base política. A decisão teria sido tomada após constatar dificuldades e resistências dentro desse segmento, que historicamente apresenta forte inclinação a partidos conservadores e lideranças de direita.

Fontes próximas ao Palácio do Planalto indicam que a equipe do presidente agora pretende focar em fortalecer alianças tradicionais do campo progressista e ampliar o diálogo com setores da sociedade civil e movimentos sociais, deixando para trás tentativas mais explícitas de aproximação com pastores e lideranças evangélicas.

O movimento sinaliza uma mudança de rota na tática eleitoral e política de Lula para 2026, refletindo os desafios enfrentados pelo PT para ampliar sua base em um cenário cada vez mais polarizado.

Continue lendo

Trending