CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Defesa afirma que idosa condenada pelo 8/1 foi espancada na cadeia e aciona STF

Publicado

on

A defesa da aposentada Jucilene da Costa Nascimento, 62 anos, presa pelos atos do 8 de janeiro, declarou nesta quinta-feira (7) que sua cliente foi espancada no presídio Feminino de Florianópolis (SC) e, por isso, solicitou prisão domiciliar.

Cumprindo pena de 14 anos por ter estado na Praça dos Três Poderes durante a depredação dos prédios, a idosa está em uma ala com presas comuns e uma delas a agrediu ao descobrir o motivo da prisão. As informações são da Oeste.

A agressão resultou em lesão evidente na região do olho, configurando hematoma extenso, cuja gravidade impõe sérias preocupações quanto à segurança da apenada no ambiente prisional – diz o pedido assinado pelos advogados Hélio Júnior, Taniéli Telles, Ana Carolina Sibut, Marta Padovani e Luiz Cunha.

E continua:

– O quadro evidencia falta de condições mínimas de segurança pessoal à custodiada, que vem convivendo com presas de alta periculosidade, estando, assim, exposta a riscos concretos de novas agressões e danos irreversíveis à sua integridade física e mental.

Jucilene Costa do Nascimento, foi servidora do Instituto de Metrologia do Pará, chegou a ter a liberdade provisória, utilizando a tornozeleira eletrônica, mas em junho de 2024 uma reportagem sobre condenados fugindo o Brasil fez com que Moraes ordenasse sua prisão, assim como de outras 21 pessoas, sem que tivesse qualquer informação de que eles pensassem em fugir.

POLÍTICA

Tebet provoca EUA: “que não se enganem, pois nosso maior parceiro é a China”

Publicado

on

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, fez uma declaração direta nesta semana ao comentar a relação comercial do Brasil com os Estados Unidos. Durante evento público, Tebet afirmou que “os norte-americanos não devem se enganar, pois o maior parceiro comercial do Brasil é a China”.

A fala ocorre em meio a um cenário de disputa de influência entre Washington e Pequim na América Latina, e reforça o alinhamento econômico brasileiro com o mercado chinês. Nos últimos anos, a China tem se consolidado como principal destino das exportações brasileiras, sobretudo de commodities como soja, minério de ferro e carne bovina.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em 2024 a China respondeu por cerca de um terço de todo o comércio exterior do Brasil, enquanto os EUA permanecem na segunda posição.

Continue lendo

POLÍTICA

“Brasil não estava no radar dos EUA, mas presidente insiste nas declarações inconsequentes”, diz ex-ministro da Agricultura, Antônio Cabrera

Publicado

on

O ex-ministro da Agricultura, Antônio Cabrera, afirmou na sexta-feira (8) que o Brasil não estava na mira das atenções dos Estados Unidos, mas que as recentes declarações do presidente da República podem mudar esse cenário. Para Cabrera, as falas do chefe do Executivo são “inconsequentes” e podem criar tensões desnecessárias na relação bilateral. Ele ressaltou que o país precisa adotar uma postura mais estratégica nas relações internacionais para evitar prejuízos econômicos e diplomáticos.

Continue lendo

POLÍTICA

Moraes mantém bloqueio e nega acesso integral à defesa de Tagliaferro

Publicado

on

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou nesta sexta-feira 8 o pedido de acesso integral aos autos de um inquérito que tem como alvo o seu ex-assessor Eduardo de Oliveira Tagliaferro. Na decisão, o juiz também manteve o bloqueio de seus bens.

A decisão de Moraes se baseia na existência de “diligências em andamento” no inquérito. Segundo o ministro, conceder o acesso neste momento seria “absolutamente prematuro”. A defesa argumentou que a medida fere a garantia ao defensor de acesso a elementos de provas já documentadas.

A Polícia Federal concluiu sua investigação, indiciou Tagliaferro e enviou o relatório final à Corte. O documento sustenta que o ex-assessor foi o responsável pelo crime e o enquadrou em violação de sigilo funcional com dano à administração pública.

Continue lendo

Trending