POLÍTICA
Trump ordena uso das forças armadas contra cartéis de drogas da América Latina
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou secretamente uma diretiva ao Pentágono para começar a usar força militar contra certos cartéis de drogas latino-americanos que seu governo considerou organizações terroristas, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. A ordem fornece uma base oficial para a possibilidade de operações militares diretas no mar e em solo estrangeiro contra cartéis, mas também levanta questões jurídicas.
A decisão de envolver as Forças Armadas na luta é a medida mais agressiva até agora na campanha crescente do governo contra os cartéis. Isso sinaliza a disposição contínua de Trump de usar as forças militares para cumprir o que tem sido considerado principalmente uma responsabilidade das autoridades policiais: coibir o fluxo de fentanil e outras drogas ilegais.
Autoridades militares dos EUA começaram a elaborar opções sobre como as Forças Armadas poderiam perseguir os grupos, disseram pessoas familiarizadas com as conversas, falando sob condição de anonimato para discutir as delicadas deliberações internas. Mas orientar militares a reprimir o comércio ilícito também levanta questões jurídicas, incluindo se seria considerado “homicídio” se as forças americanas, agindo fora de um conflito armado autorizado pelo Congresso, matassem civis — mesmo suspeitos de crimes — que não representam uma ameaça iminente.
POLÍTICA
Tebet provoca EUA: “que não se enganem, pois nosso maior parceiro é a China”
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, fez uma declaração direta nesta semana ao comentar a relação comercial do Brasil com os Estados Unidos. Durante evento público, Tebet afirmou que “os norte-americanos não devem se enganar, pois o maior parceiro comercial do Brasil é a China”.
A fala ocorre em meio a um cenário de disputa de influência entre Washington e Pequim na América Latina, e reforça o alinhamento econômico brasileiro com o mercado chinês. Nos últimos anos, a China tem se consolidado como principal destino das exportações brasileiras, sobretudo de commodities como soja, minério de ferro e carne bovina.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em 2024 a China respondeu por cerca de um terço de todo o comércio exterior do Brasil, enquanto os EUA permanecem na segunda posição.
POLÍTICA
“Brasil não estava no radar dos EUA, mas presidente insiste nas declarações inconsequentes”, diz ex-ministro da Agricultura, Antônio Cabrera
O ex-ministro da Agricultura, Antônio Cabrera, afirmou na sexta-feira (8) que o Brasil não estava na mira das atenções dos Estados Unidos, mas que as recentes declarações do presidente da República podem mudar esse cenário. Para Cabrera, as falas do chefe do Executivo são “inconsequentes” e podem criar tensões desnecessárias na relação bilateral. Ele ressaltou que o país precisa adotar uma postura mais estratégica nas relações internacionais para evitar prejuízos econômicos e diplomáticos.
POLÍTICA
Moraes mantém bloqueio e nega acesso integral à defesa de Tagliaferro
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou nesta sexta-feira 8 o pedido de acesso integral aos autos de um inquérito que tem como alvo o seu ex-assessor Eduardo de Oliveira Tagliaferro. Na decisão, o juiz também manteve o bloqueio de seus bens.
A decisão de Moraes se baseia na existência de “diligências em andamento” no inquérito. Segundo o ministro, conceder o acesso neste momento seria “absolutamente prematuro”. A defesa argumentou que a medida fere a garantia ao defensor de acesso a elementos de provas já documentadas.
A Polícia Federal concluiu sua investigação, indiciou Tagliaferro e enviou o relatório final à Corte. O documento sustenta que o ex-assessor foi o responsável pelo crime e o enquadrou em violação de sigilo funcional com dano à administração pública.
-
POLÍTICA3 semanas atrás
Lula estuda limitar remessa de dividendos de empresas americanas com operação no Brasil
-
BRASIL5 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA4 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
POLÍTICA4 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
POLÍTICA3 semanas atrás
Trump ordena que visto de Eduardo Bolsonaro e toda sua família seja mudado de temporário para permanente
-
POLÍTICA3 semanas atrás
EUA investigam esposa de Moraes por influência do ministro do STF
-
POLÍTICA3 semanas atrás
Advogados dizem que medidas contra Bolsonaro são “inéditas no direito brasileiro”
-
POLÍTICA3 semanas atrás
Segundo aliados, Trump já cogita bloquear o GPS no Brasil