CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

PGR identifica indícios de corrupção contra Rui Costa, Ministro de Lula, em contratos de respiradores na Bahia

Publicado

on

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, indicou haver indícios de envolvimento do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), em irregularidades na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, quando ele era governador da Bahia, em 2020. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), Gonet afirmou que Rui Costa assinou um contrato com pagamento antecipado integral e sem garantias ao ente público, referente ao acordo com a empresa Hempcare Pharma, que nunca entregou os equipamentos. O prejuízo estimado é de R$ 48 milhões.

O procurador-geral solicitou ao ministro Flávio Dino, relator do inquérito no STF, que o caso retorne ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), argumentando que os fatos ocorreram durante o mandato de Rui Costa como governador, o que justificaria a retomada do foro naquela Corte.

A investigação foi inicialmente aberta pela Polícia Civil da Bahia e depois encaminhada à Justiça Federal, onde ficou paralisada. Gonet defende que o caso volte ao STJ com base na nova jurisprudência do STF, que mantém a competência do tribunal superior para julgar crimes praticados no exercício de mandatos de chefia do Executivo estadual.

Delação e suspeitas
O inquérito ganhou força após a delação de Cristiana Taddeo, dona da Hempcare, que confessou o pagamento de R$ 1,6 milhão em comissão a um suposto intermediário do governo baiano. Segundo ela, o empresário Cleber Isaac Soares teria indicado a empresa como fornecedora, alegando proximidade com Rui Costa e com a então primeira-dama Aline Peixoto.

Cristiana admitiu não possuir documentos mínimos exigidos para o fornecimento e reconheceu irregularidades na negociação. A defesa de Cleber Isaac nega qualquer envolvimento ilegal e afirma que ele já prestou esclarecimentos em CPI sobre o caso.

POLÍTICA

PT cogita lançar Janja à presidência se PL optar por Michelle Bolsonaro

Publicado

on

Os bastidores do mundo político continuam agitados em Brasília. Diante do desgaste do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, junto ao clã Bolsonaro na polêmica sobre a repercussão do tarifaço imposto por Donald Trump ao Brasil, cresce no Partido Liberal a corrente que defende o nome da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro na disputa à Presidência em 2026.

Do outro lado, há nomes dentro do Partido dos Trabalhadores que já sinalizam uma chapa encabeçada por Janja da Silva – o que a colocaria em posição de igualdade de gênero na campanha e nos debates com Michelle.

Até o momento, Lula segue sendo oficialmente candidato à reeleição. O ministro da Educação, Camilo Santana, também é cotado para a disputa. “Até 2026, muita coisa pode acontecer e surpreender”, relatou uma fonte de Frisson no Congresso Nacional.

Continue lendo

POLÍTICA

Estrela do cinema, Sydney Sweeney, é filiada ao Partido Republicano e está sendo cancelada nas redes

Publicado

on

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou neste domingo (3) a notícia de que Sydney Sweeney seria filiada ao Partido Republicano desde 2024. A atriz é protagonista de uma campanha publicitária de jeans acusada de machismo, racismo e valores eugenistas.

O Partido Republicano, liderado hoje por Donald Trump, representa a direita conservadora no país. Ao ser questionado sobre o assunto, Trump diz que desconhecia a filiação da atriz, mas, após saber sobre a informação, elogiou a propaganda.

“Agora eu adoro o comercial dela. É mesmo? É a Sydney Sweeney? É. Você ficaria surpreso com quantas pessoas são republicanas. Essa eu não sabia. Mas fico feliz que você me contou isso. Se Sydney Sweeney é uma republicana registrada, acho o comercial dela fantástico”, disse.

Mais tarde nesta segunda (4), ele publicou que Sydney tinha o “comercial mais quente” do momento. “A maré virou de verdade — ser woke é para perdedores, ser republicano é o que você quer ser. Obrigado pela sua atenção a este assunto”, escreveu na rede Truth Social.

Continue lendo

POLÍTICA

“Moraes não só ameaça a democracia brasileira como também é um perigo para o mundo”, diz eurodeputado Dominik Tarczynski

Publicado

on

Em 30 de julho de 2025, Dominik Tarczyński, eurodeputado polonês do grupo ECR (Conservadores e Reformistas Europeus), liderou um grupo de 16 parlamentares de direita do Parlamento Europeu para enviar uma carta à alta representante da União Europeia, Kaja Kallas, solicitando sanções contra Alexandre de Moraes.

Os parlamentares afirmam que Moraes representa uma grave ameaça à democracia brasileira e à ordem democrática internacional, acusando-o de atuar como investigador, promotor e juiz ao mesmo tempo

A carta também acusa o ministro de promover censura política, com ordens secretas para bloquear bens, ordenar prisões arbitrárias e restringir liberdade de expressão — incluindo ações contra apoiadores de Jair Bolsonaro.

No mesmo dia, o governo dos Estados Unidos impôs sanções a Moraes, com base na Lei Magnitsky americana, incluindo congelamento de ativos e proibição de entrada no país.

A carta pede que a UE aplique medidas equivalentes, como o congelamento de bens e restrição de viagens a Alexandre de Moraes e outros juízes do STF sob a Lei Magnitsky europeia.

Continue lendo

Trending