CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Milei anuncia acordo para argentinos entrarem sem visto nos EUA

Publicado

on

O governo de Javier Milei anunciou nesta segunda-feira (28) que a Argentina deu entrada no processo de isenção de visto a seus cidadãos para entrada nos EUA, chamado de Visa Waiver Program.

O presidente argentino recebeu a secretária de Segurança Nacional dos EUA, Kristi Noem, na Casa Rosada. Ele tem se aproximado, por afinidade ideológica, ao governo de Donald Trump, desde o retorno do republicano ao poder — ao mesmo tempo, países não governados por aliados de Trump, como o Brasil, têm enfrentado ameaça de taxação de produtos no mercado americano.

“O gabinete do presidente informa que a República Argentina iniciou o processo de incorporação no Visa Waiver Program, que, ao terminar com êxito, permitirá que milhões de argentinos possam viajar aos EUA para turismo ou negócios sem necessidade de visto, posicionando a Argentina em um seleto grupo com este privilégio”, diz um comunicado oficial.
O próprio anúncio admite que a entrada do país no programa não é automática, mas “requer que a Argentina cumpra com altos padrões internacionais em seus procedimentos migratórios”.

POLÍTICA

EUA enviam carta ao Rio com condolências por morte de policiais em operação

Publicado

on

O governo Donald Trump enviou uma carta ao secretário de Segurança do estado, Victor Santos, nesta terça-feira, 4, uma semana após a megaoperação que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão, lamentando as mortes dos quatro policiais. No documento, o governo americano também se coloca “à disposição para qualquer apoio necessário”. O comunicado é assinado por James Sparks, do setor de Repressão às Drogas do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

“Neste momento de luto, reiteramos nosso respeito e admiração pelo trabalho incansável das forças de segurança do Estado e colocamo-nos à disposição para qualquer apoio que se faça necessário”, diz o documento. Na ação, dois policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e dois policiais civis morreram.

“É com profundo pesar que expressamos nossas mais sinceras condolências pela trágica perda dos quatro policiais que tombaram no cumprimento do dever, durante a recente Operação Contenção no Complexo do Alemão”, diz.

Deflagrada na última terça, a operação Contenção mirou líderes do Comando Vermelho que atuam nos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio. Dos 121 mortos, quatro eram policiais. Os demais 117 estariam envolvidos com o crime organizado, segundo a polícia.

A ofensiva foi realizada para cumprir 100 mandados de prisão (incluindo 30 expedido pela Justiça do Pará). Um dos alvos principais, Edgar Alves de Andrade (conhecido como Doca ou Urso), e apontado como uma das principais lideranças da facção fora da cadeia, conseguiu escapar e encontra-se foragido.

Continue lendo

POLÍTICA

Janja diz em discurso que a Amazônia tem 50 milhões de habitantes e 300 idiomas

Publicado

on

No palco da COP30, nesse domingo (2), Janja, emocionada, poética e, segundo ela, respaldada pelos números da floresta, disse que a Amazônia brasileira pulsa “no peito dos seus quase 50 milhões de habitantes”, abriga “400 povos indígenas” que falam “mais de 300 idiomas” e, obviamente, é o “coração do planeta”. Apenas.

De acordo com o IBGE, a Amazônia Legal brasileira tem 30,1 milhões de habitantes, o que representa uma diferença de apenas… 20 milhões de pessoas em relação ao número anunciado pela primeira-dama.

Sobre os povos indígenas, o Brasil possui 391 etnias, segundo o Censo 2022, e realmente a maioria está na Amazônia. Portanto, 400 não é exatamente um número absurdo, apenas um toque de arredondamento criativo ambientalmente sustentável.

Já sobre idiomas, o IBGE aponta 295 línguas indígenas no Brasil, e não “mais de 300 na Amazônia”, como citado. A floresta é vasta, a imaginação também.

No fim, Janja encerrou pedindo aplausos, desejando um “feliz COP” e lembrando que “sem mulher, não tem floresta em pé”.

Continue lendo

POLÍTICA

Ex-Jogador Fellipe Bastos, que foi morador da Penha, sai em defesa dos policiais do RJ

Publicado

on

O ex-jogador e atual comentarista esportivo Fellipe Bastos, que cresceu na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, manifestou-se em defesa dos policiais militares do estado em uma publicação nas redes sociais.

Em sua postagem, Fellipe Bastos, que já se posicionou anteriormente sobre a realidade das comunidades cariocas, expressou solidariedade aos agentes de segurança. Ele destacou seu desejo de que o “Estado realmente comece a olhar para a comunidade e foque no que realmente importa, melhorar a educação e a vida de quem lá vive”.

A manifestação ocorreu no contexto de uma operação policial, na qual ele prestou seus “sentimentos aos familiares dos policiais que acabaram perdendo a vida na operação e muita força aos que estão hospitalizado lutando pela [vida]”.

Fellipe Bastos, que teve passagens por clubes como Vasco, Corinthians e Grêmio, e hoje atua como comentarista na Globo e SporTV, tem utilizado sua plataforma para comentar não apenas sobre futebol, mas também sobre questões sociais e de segurança pública que afetam as comunidades cariocas, com as quais ele tem ligação pessoal.

Continue lendo

Trending