POLÍTICA
“Lula quer arrastar o Brasil para o fundo do poço”, diz Filipe Barros
O deputado federal Filipe Barros (PL‑PR) voltou a criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que “Lula quer arrastar o Brasil para o fundo do poço”. A declaração foi feita em meio a críticas à política externa do governo, que, segundo ele, tem isolado o país no cenário internacional.
Barros citou como exemplo a concessão de asilo à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, e o apoio político a figuras como Cristina Kirchner, na Argentina. Para o parlamentar, essas atitudes comprometem a imagem do Brasil e demonstram um alinhamento ideológico prejudicial aos interesses nacionais.
POLÍTICA
Justiça decide remover vídeo com ofensas à Michelle Bolsonaro
O TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) determinou a retirada de 2 vídeos publicados no Instagram que associavam Michelle Bolsonaro à prostituição e afirmavam que familiares dela teriam antecedentes criminais. A decisão, assinada na 6ª feira (11.jul.2025) pelo desembargador Álvaro Ciarlini, atendeu a pedido da defesa da ex-primeira-dama.
Michelle acionou a Justiça contra a influenciadora Teonia Mikaelly Pereira de Sousa e Francisco Ieldyson de Paiva Vasconcelos, responsáveis pelas postagens nos perfis “@ielcast”, “@theoniapereira” e “@cachorro.pi”. A ação também inclui a Meta, empresa responsável pelo Instagram.
Se os réus não removerem os conteúdos em até 48 horas, será aplicada multa diária de R$ 5.000, limitada ao total de R$ 300.000. Além disso, a decisão estabelece a possibilidade de outras sanções penais por desobediência à ordem judicial.
O vídeo publicado no Instagram traz uma conversa entre os influenciadores Teonia Mikaelly Pereira de Sousa e Francisco Ieldyson de Paiva Vasconcelos, em tom opinativo, na qual Teonia afirma que Michelle Bolsonaro “é ex-garota de programa”, expressão que repete com ênfase ao longo da fala, dizendo ainda que “todo mundo sabe” disso.
As declarações foram feitas em um podcast, transmitido ao vivo no YouTube, em 11 de junho. A decisão, no entanto, não cita o YouTube como plataforma onde os vídeos foram publicados. Os 2 vídeos indicados por Michelle na ação foram publicados no Instagram em:
11 de junho de 2025, 14 de junho de 2025, no @ielcast. A influenciadora afirmou, na ocasião, que a ex-primeira-dama “vive uma postura de dama, dona da família”, mas estaria incorporando um “personagem que ela não vive”. Teonia continua afirmando que “a própria mãe já foi indiciada pela polícia” e que “a família toda da Michelle Bolsonaro tem passagem pela polícia”.
As falas foram feitas em comparação com a atual primeira-dama, Janja Lula da Silva, apontada, por eles, como mulher concursada e com trajetória pública conhecida. As falas foram feitas, sem apresentar provas, dados ou contextualização das acusações.
POLÍTICA
“Tudo é culpa do Lula”, diz Magno Malta
O senador Magno Malta (PL-ES) publicou um vídeo em suas redes sociais nesta semana responsabilizando diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por uma série de problemas enfrentados pelo país.
Segundo ele, o governo estaria “alinhado com ditaduras e inimigos da liberdade”, o que estaria levando o Brasil a um “buraco sem fim”.No vídeo, Malta cita o tarifaço imposto pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros, o enfraquecimento da indústria nacional e o aumento do desemprego como consequências da atual política externa e econômica.
“Tudo é culpa do Lula”, afirmou o senador. Ele também criticou o presidente por, segundo ele, agir como “se fosse dono do país” e falar em nome de todos os brasileiros.Ao final, Magno Malta reforça a necessidade de uma “saída urgente” e defende a pauta da oposição: “E só tem uma saída: anistia já”.
A declaração repercutiu entre apoiadores e críticos, reacendendo o debate sobre os rumos do governo e a polarização política no país.
POLÍTICA
Líder da direita na Espanha diz que Moraes é “carrasco da democracia”
Integrante do partido de direita Vox, o eurodeputado espanhol Hermann Tertsch criticou o ministro Alexandre de Moraes. Em texto escrito em espanhol no X [antigo Twitter], Tertsch afirmou que Moraes é “o carrasco da democracia no Brasil” e “operador da ditadura”.
Na postagem, Tertsch afirmou que o magistrado “sacou Lula da prisão, onde estava justamente por [ser] ladrão e corrupto” e “encheu as prisões brasileiras de presos políticos”.
A publicação fez referência a decisões do STF que anularam condenações de Lula no âmbito da Lava Jato, permitindo a candidatura em 2022.
Líder da direita na Espanha, Hermann Tertsch é jornalista e político, atualmente eurodeputado pelo Vox, legenda conhecida por seu discurso nacionalista e alinhamento com líderes de direita em outros países.
Tertsch já manifestou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e costuma criticar decisões do STF relacionadas aos atos do 8 de Janeiro.
Em abril do ano passado, Tertsch convidou Eduardo Bolsonaro para discursar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, para falar sobre o tema “ataques à liberdade de expressão e a tirania do governo Lula”.
-
POLÍTICA3 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL4 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA3 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL3 meses atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL5 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL5 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL11 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL5 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News