CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

lula desafia Trump e reage: “Brasil é soberano. Não aceitamos tutela de ninguém”

Publicado

on

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em rede social nesta segunda-feira (7) que a defesa da democracia no Brasil é um tema que “compete aos brasileiros” e que o país não aceitará interferência ou tutela “de quem quer que seja”. A publicação foi feita pouco depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fazer um post em defesa de Jair Bolsonaro. O americano disse que o ex-presidente brasileiro sofre perseguição e deveria ser julgado pelos eleitores.

“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes”, disse Lula, sem citar Trump. De acordo com o petista, “ninguém está acima da lei”. “Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito.”

POLÍTICA

Nikolas exalta declaração de Trump sobre Bolsonaro: “Cirúrgico”

Publicado

on

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) elogiou as declarações que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu a respeito de Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, o americano foi “cirúrgico”.

– Falou e disse. Cirúrgico – escreveu o parlamentar.

Nesta segunda-feira (7), Trump defendeu Bolsonaro do que chamou de “caça às bruxas”.

– Eu tenho observado, assim como o mundo, como eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano – escreveu o presidente dos EUA em publicação na rede social Truth Social.

O republicano disse ainda que nas eleições de 2022 Bolsonaro foi derrotado por Lula em uma disputa muito apertada. Ele acrescentou que Jair Bolsonaro lidera pesquisas eleitorais atualmente.

Continue lendo

POLÍTICA

Lula critica Trump por fala sobre Bolsonaro, mas pede liberdade de Cristina Kirchner

Publicado

on

Na semana passada, Lula aproveitou a viagem para o encontro do Mercosul, em Buenos Aires, para visitar a ex-presidente Cristina Kirchner, condenada e presa por corrupção envolvendo empreiteiras. Sem se preocupar com a soberania argentina, mostrou-se solidário ao movimento que acusa o Judiciário do país vizinho de perseguir a aliada.

Lula se deixou fotografar enquanto segurava um cartaz que pedia “Cristina libre” e endossava a narrativa de perseguição política empreendida pela aliada contra os tribunais.

Nesta segunda, o petista criticou Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, por fazer algo semelhante.

Trump, a exemplo de Lula, decidiu sair em defesa de um aliado que se diz vítima de perseguição judicial. Pouco sutil, é verdade, o presidente dos Estados Unidos chamou o processo do Supremo contra Jair Bolsonaro de “caça às bruxas” e pediu: “Deixem Bolsonaro em paz”.

Lula não gostou. “Não aceitamos interferência ou tutela”, disse o petista, sem citar o mandatário dos Estados Unidos.

Continue lendo

POLÍTICA

“Lula não quer Trump palpitando sobre o Brasil, mas fez o mesmo na Argentina”, diz Oinegue

Publicado

on

O jornalista William Waack Oinegue criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por sua postura em relação ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo Oinegue, Lula não aceita que Trump comente ou influencie sobre a política brasileira, mas agiu de forma semelhante ao intervir no processo eleitoral da Argentina, ao declarar apoio público a candidatos do país vizinho.

Oinegue apontou a incoerência do presidente brasileiro, ressaltando que, enquanto condena interferências externas nos assuntos nacionais, não hesita em se posicionar sobre a política de outros países da América do Sul. A declaração de Oinegue ocorre em um momento de crescente polarização política no Brasil e em meio às movimentações eleitorais nos Estados Unidos.

Continue lendo

Trending