POLÍTICA
“Não tem um número negativo neste país a não ser a SELIC, que não depende de nós”, diz Lula
Durante um discurso nesta quinta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a economia brasileira apresenta resultados positivos em praticamente todos os indicadores, exceto na taxa básica de juros (Selic), que, segundo ele, “não depende do governo”.
“Não tem um número negativo neste país, a não ser a Selic, que não depende de nós”, declarou Lula, em crítica indireta ao Banco Central, responsável por definir a taxa de juros. A fala ocorre em meio a novas pressões do governo por uma redução mais acelerada da Selic, atualmente em 10,5% ao ano, considerada alta pelo Planalto diante da desaceleração da inflação.
POLÍTICA
Trinidad e Tobago autoriza Estados Unidos a operar em seu território para deter Nicolás Maduro
A primeira-ministra de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar, declarou apoio à decisão do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de enviar a Marinha norte-americana ao Caribe como parte das operações contra o narcotráfico na região.
Em sua fala, Persad-Bissessar também fez referência direta ao regime de Nicolás Maduro. Segundo ela, caso a Venezuela ataque a vizinha Guiana em meio à disputa territorial pelo Essequibo, seu governo estaria disposto a autorizar que forças americanas operem a partir do território trinitário para conter a agressão.
A posição marca um alinhamento político de Port of Spain com Washington em meio à crescente tensão geopolítica no Caribe e coloca Trinidad e Tobago em um papel estratégico diante do impasse entre Caracas e Georgetown.
POLÍTICA
Fotógrafo da Globo é preso dentro da emissora por tentativa de homicídio no RJ
Um funcionário da Globo foi preso na noite desta sexta-feira (22), nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, acusado de envolvimento em uma tentativa de homicídio na Zona Oeste da capital fluminense. Diogo da Silva Marques, conhecido como Diogo Marley, trabalhava como fotógrafo assistente na emissora e foi detido pela Polícia Civil dentro do local de trabalho.
Segundo apuração da 33ª DP (Realengo), Diogo seria agiota e vinha ameaçando uma mulher de 36 anos que contraiu uma dívida com ele. Na última quarta-feira (20), a vítima foi alvo de um atentado na porta de casa, em Sulacap, e levou ao menos 13 tiros. Ela permanece internada em estado gravíssimo.
O delegado Flavio Rodrigues, que atua no caso, afirma que Diogo vinha pressionando a vítima e chegou a ameaçá-la na véspera do crime.
– Diogo ameaçou a vítima de forma reiterada, em especial na véspera do crime, quando ele fala que se o dinheiro não caísse na conta dele até as 11h, ela receberia visitas – disse Rodrigues.
Ainda não está claro se foi o próprio Diogo quem efetuou os disparos ou se ele encomendou a ação a terceiros. Contra ele havia um mandado de prisão temporária expedido pela 2ª Vara Criminal da Capital. Após a prisão, a Globo confirmou que desligou o funcionário diante da gravidade das acusações. A polícia agora busca identificar outros envolvidos no atentado.
Na delegacia, Diogo negou ter ordenado a execução, mas admitiu que ameaçou a vítima por causa da dívida.
POLÍTICA
Diante da ofensiva dos EUA, MST manifesta apoia à Venezuela
Em publicações, Rubio reforçou a narrativa da Casa Branca de que Maduro seria o chefe do Cartel dos Sóis, uma suposta organização criminosa. Em 25 de julho, o órgão estadunidense classificou o grupo como terrorista internacional. O secretário de Estado afirmou que o tráfico de drogas é uma ameaça à segurança e novamente chamou o governo de Maduro de “organização criminosa”.
Junto aos navios estadunidenses que aportarão na costa da Venezuela, cerca de 4 mil soldados vão atuar na região para combater o tráfico de drogas.
A Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba Movimentos) também já havia se posicionado a favor da Venezuela. O grupo lembrou da invasão ao Panamá em 1989, que tinha como objetivo derrubar o governo de Manuel Noriega.
“A história demonstra, com muita eloquência, que essa suposta luta contra as drogas é um pretexto para desenvolver uma intervenção imperialista em nosso continente que não só não conseguiu reduzir a produção de cultivos ilícitos nem a circulação de narcóticos, como também aprofundou a dinâmica de violência e militarização em todos os territórios onde tentou se implantar”, diz o texto da Alba.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), se manifestou publicamente, ao expressar sua solidariedade com o povo venezuelano frente a nova ofensiva do imperialismo estadunidense contra a Revolução Bolivariana. Denunciamos as ações dos Estados Unidos contra o Presidente Nicolás Maduro e convocamos todo o povo brasileiro a apoiar nosso país irmão.
-
POLÍTICA1 mês atrás
Lula estuda limitar remessa de dividendos de empresas americanas com operação no Brasil
-
BRASIL6 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA4 meses atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
POLÍTICA4 meses atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
POLÍTICA1 mês atrás
Trump ordena que visto de Eduardo Bolsonaro e toda sua família seja mudado de temporário para permanente
-
POLÍTICA1 mês atrás
EUA investigam esposa de Moraes por influência do ministro do STF
-
POLÍTICA1 mês atrás
Advogados dizem que medidas contra Bolsonaro são “inéditas no direito brasileiro”
-
POLÍTICA1 mês atrás
Segundo aliados, Trump já cogita bloquear o GPS no Brasil