CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Jornalista da CNN leva invertida de Rogério Marinho ao tentar culpar Bolsonaro de roubo no INSS

Publicado

on

Durante uma entrevista à CNN Brasil, o deputado federal Rogério Marinho (PL-RN) rebateu declarações feitas por uma jornalista da emissora que atribuiu ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro a responsabilidade pelos atuais problemas envolvendo a Previdência Social, especialmente no que diz respeito aos empréstimos consignados do INSS.

Marinho, que foi ministro do Desenvolvimento Regional na gestão Bolsonaro, contestou a afirmação. “Primeiro, Jussara, fomos nós, o governo Bolsonaro, que propusemos essa validação, porque ela nunca existiu em mais de 30 anos. Foi uma inovação nossa”, afirmou o deputado, referindo-se a mudanças implementadas no sistema previdenciário durante o governo anterior.

O parlamentar destacou ainda que a gestão Bolsonaro atuou para restringir abusos relacionados aos empréstimos consignados voltados a aposentados e pensionistas do INSS. Segundo ele, houve uma redução no número dessas operações por meio de medidas firmes e da criação de mecanismos de controle, como o Ministério Público antifraude.

Marinho também criticou duramente o atual governo, dizendo que a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva “tem um retrovisor muito maior do que o para-brisa”, em referência ao que considera um foco excessivo em culpar o passado, em vez de propor soluções para o futuro. “É um governo que não tem projeto de país, apenas um projeto de perpetuação no poder. Tenho receio das medidas que podem ser implementadas e que podem destruir ainda mais a estrutura e a governabilidade do país”, concluiu.

A polêmica ocorre em meio a uma série de denúncias e investigações sobre fraudes no sistema de empréstimos consignados do INSS, que têm afetado diretamente milhões de aposentados e pensionistas em todo o Brasil. Especialistas apontam falhas na regulamentação e fiscalização como causas para o aumento das irregularidades.

POLÍTICA

Janja viaja à Rússia antes de Lula para eventos

Publicado

on

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, desembarcou neste sábado (3) em Moscou, cinco dias antes de a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegar à Rússia para uma série de compromissos do chefe de Estado.

Na capital russa, Janja visitou o Kremlin, sede do Executivo local e onde se situa a residência oficial do presidente Vladimir Putin.

Segundo o Palácio do Planalto, a primeira-dama deve se encontrar com a comunidade brasileira na Rússia e cumprir uma série de agendas nos próximos dias sobre temas como educação e cultura, além da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

O tour de Janja inclui também destinos como o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial.

Com a chegada de Lula à Rússia na quinta-feira (8), Janja deve acompanhá-lo em todos os eventos oficiais.

Continue lendo

POLÍTICA

Janones dá “piti” por conta de restaurante em Cuba

Publicado

on

O deputado federal André Janones (Avante-MG) deu um “piti” em um bar na cidade de Havana, capital de Cuba, na noite da quarta-feira (30/4). O episódio ocorreu no restaurante La Vitrola, na região de Havana Vieja.

Segundo relatos de testemunhas, Janones não tinha dinheiro suficiente para pagar a conta do que consumiu. O deputado havia pedido, por sugestão dos garçons, um tomahawk, um dos cortes mais nobres de carne.

De acordo com o cardápio do restaurante, o prato custa 30 mil pesos cubanos. Na cotação oficial, esse valor passaria dos R$ 7 mil. Já na cotação paralela, a refeição custaria em torno de 120 dólares, o equivalente a R$ 650.

Irritado com a situação, Janones começou a gritar xingamentos, como “merda de país” e “porcaria de cidade”. O deputado, que estava acompanhado de uma moça, deixou o local e voltou minutos depois com o dinheiro para pagar a conta.

Janones está em Cuba para participar das atividades do Dia Internacional do Trabalhador, em 1º de maio. Nas redes sociais, o parlamentar foi só elogios ao país. “O país onde o impossível se fez possível”, disse ele em um dos vídeos.

Continue lendo

POLÍTICA

Bolsonaro declara: “O PT sempre está do lado do mal”

Publicado

on

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a fazer ataques ao Partido dos Trabalhadores (PT) em publicação feita nesta quinta-feira (2) na rede social X (antigo Twitter). Ele criticou a falta de apoio da bancada petista a dois projetos que ganharam destaque no Congresso: o pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar fraudes no INSS e o requerimento de urgência para votação da anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023.

“O PT sempre está do lado do mal”, escreveu Bolsonaro. A publicação foi acompanhada de uma imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segurando a bandeira do partido, com a legenda “protetores de criminosos”.

O requerimento para abertura da CPI do INSS foi apresentado pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) e obteve apoio de parlamentares de 13 partidos, incluindo MDB, PSD, União Brasil, PP, Podemos e PSDB. Nenhum dos 68 deputados federais do PT assinou o pedido, que ultrapassou as 171 assinaturas necessárias e aguarda decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

No mesmo tom, Bolsonaro também cobrou apoio ao Projeto de Lei que prevê anistia para os envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, em janeiro de 2023. O requerimento de urgência para votação do texto já conta com pelo menos 264 assinaturas — número suficiente para pautá-lo em plenário. No entanto, Hugo Motta ainda não definiu data para votação, apesar da pressão crescente de deputados da oposição.

Continue lendo

Trending