POLÍTICA
“O que o STF brasileiro que já é tirano com uma das mais longevas tiranias do mundo que é a China”, diz Cristina Graeml após encontro de Fachin com STF Chinês
A jornalista Cristina Graeml criticou duramente o Supremo Tribunal Federal (STF) após o vice-presidente da Corte, ministro Edson Fachin, receber uma delegação do Supremo Tribunal Popular da China. Em sua declaração, Graeml afirmou: “O que o STF brasileiro, que já é tirano, quer com uma das mais longevas tiranias do mundo, que é a China”.
No dia 6 de abril de 2025, o ministro Edson Fachin recebeu cinco magistrados chineses e representantes da Embaixada da China em Brasília. O objetivo do encontro foi discutir a cooperação entre os sistemas judiciais dos dois países, com ênfase no uso de inteligência artificial (IA) para lidar com o grande volume de processos judiciais. Ambas as partes concordaram que a aplicação da IA deve ser guiada por princípios éticos e supervisionada por humanos, visando garantir os direitos da população.
POLÍTICA
Bolsonaro declara: “O PT sempre está do lado do mal”
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a fazer ataques ao Partido dos Trabalhadores (PT) em publicação feita nesta quinta-feira (2) na rede social X (antigo Twitter). Ele criticou a falta de apoio da bancada petista a dois projetos que ganharam destaque no Congresso: o pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar fraudes no INSS e o requerimento de urgência para votação da anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023.
“O PT sempre está do lado do mal”, escreveu Bolsonaro. A publicação foi acompanhada de uma imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segurando a bandeira do partido, com a legenda “protetores de criminosos”.
O requerimento para abertura da CPI do INSS foi apresentado pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) e obteve apoio de parlamentares de 13 partidos, incluindo MDB, PSD, União Brasil, PP, Podemos e PSDB. Nenhum dos 68 deputados federais do PT assinou o pedido, que ultrapassou as 171 assinaturas necessárias e aguarda decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
No mesmo tom, Bolsonaro também cobrou apoio ao Projeto de Lei que prevê anistia para os envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, em janeiro de 2023. O requerimento de urgência para votação do texto já conta com pelo menos 264 assinaturas — número suficiente para pautá-lo em plenário. No entanto, Hugo Motta ainda não definiu data para votação, apesar da pressão crescente de deputados da oposição.
POLÍTICA
“Ser demitido é pouco, se for comprovado que sabia tem que ir pra cadeia”, diz deputado Mauricio Marcon sobre Carlos Lupi
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado federal Maurício Marcon (Podemos-RS) criticou com tom irônico a demissão de Carlos Lupi do Ministério da Previdência Social, depois das graves denúncias de corrupção envolvendo a pasta.
Segundo investigações da Polícia Federal, mais de R$ 6,3 bilhões teriam sido desviados de aposentados e pensionistas por meio de fraudes em descontos e empréstimos consignados. O escândalo envolve uma complexa rede de servidores e intermediários, e a suspeita é de que parte do valor tenha sido direcionada a empresas ligadas a interesses políticos.
Marcon destacou ainda que o caso se agravou com a revelação de novas informações. “Não se trata apenas de descontos indevidos. A investigação agora mostra que o esquema também se estendia aos empréstimos consignados, o que amplia ainda mais o prejuízo e a gravidade da denúncia”, pontuou.
O caso reacende o debate sobre a fragilidade dos mecanismos de controle na administração pública e sobre a responsabilização de gestores públicos em casos de corrupção. Organizações da sociedade civil e entidades de defesa dos direitos dos aposentados cobram transparência, responsabilização e o ressarcimento dos valores desviados.
POLÍTICA
“Tudo chupador de p*** de Lula”, disse Nana Caymmi sobre Gil, Caetano e Chico, cantora faleceu ontem
Nana Caymmi concedeu uma entrevista à “Folha de S. Paulo” para falar sobre o seu novo disco, “Nana Caymmi Canta Tito Madi”, mas a conversa com o jornal foi além da música. Ela, que votou em Jair Bolsonaro no segundo turno, defendeu o presidente da República e atacou os colegas da MPB Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso, que são declaradamente contrários ao atual chefe do Executivo.
“É injusto não dar a esse homem um crédito de confiança. Um homem que estava fodido, esfaqueado, correndo pra fazer um ministério, sem noção da mutreta toda… Só de tirar PMDB e PT já é uma garantia de que a vida vai melhorar. Agora vêm dizer que os militares vão tomar conta? Isso é conversa de comunista. Gil, Caetano, Chico Buarque. Tudo chupador de P## de Lula. Então, vão pro Paraná fazer companhia a ele. Eu não me importo.”
“Tenho medo do futuro dos meus netos e bisnetos. Pensar no Brasil não é comprar carro novo, apartamento com vista pro mar, o último celular da Apple, a última roupa do Givenchy. Fico muito triste”, acrescenta a cantora.
Nana Caymmi, 84 anos, que estava internada devido as complicações de saúde. Ela estava internada na Casa de Saúde São José, na zona Sul do Rio, há nove meses, para fazer ajustes em seu marcapasso. Ela havia sofrido uma arritmia cardíaca em julho e chegou a ficar em uma UTI coronariana do hospital. Recebeu alta no dia 12 de agosto, mas voltou a ser hospitalizada nove dias depois para fazer um cateterismo cardíaco.
-
POLÍTICA1 semana atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL2 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA3 semanas atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL4 semanas atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL2 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL2 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL8 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé
-
BRASIL2 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News