CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

“Prefeitura de Manaus compra tambaqui em loja de celular por mais de R$ 3 milhões”, diz Capitão Alberto Neto

Publicado

on

O Deputado Federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) usou suas redes sócias para fazer uma denúncia contra a gestão do prefeito David Almeida (Avante), que volta a ser alvo de polêmica após a Secretaria Municipal de Educação (Semed) firmar um contrato de R$ 3,2 milhões com uma empresa do ramo de tecnologia para fornecer tambaqui moído à rede municipal de ensino.

A contratada é a Roberts Tecnologia e Comércio de Equipamentos Ltda, empresa especializada em equipamentos de telefonia e comunicação, sem histórico conhecido no fornecimento de alimentos. Mesmo assim, foi escolhida para fornecer peixes a milhares de alunos da rede pública. O contrato foi publicado no Diário Oficial do Município na terça-feira (8) e tem vigência de 12 meses.

Segundo a Receita Federal, a empresa atua em mais de 60 ramos distintos, incluindo manutenção de eletrônicos, comércio de material de higiene e consultoria em TI. Nada, porém, que a relacione diretamente à venda de pescado. O contrato, além disso, não informa a quantidade de tambaquis a ser entregue, o que levanta ainda mais suspeitas.

Essa não é a primeira vez que a gestão do prefeito vira motivo de escândalos.

POLÍTICA

Mendonça diz que Moraes, como “vítima”, não deveria julgar golpe

Publicado

on

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou-se favorável ao afastamento do ministro Alexandre de Moraes da relatoria do inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado. Mendonça argumentou que Moraes, sendo potencial vítima da trama, não deveria julgar o caso, conforme previsto no artigo 252, IV, do Código de Processo Penal

Apesar do posicionamento de Mendonça, o STF decidiu, por maioria de 9 votos a 1, manter Moraes na condução do inquérito. A Corte entendeu que os crimes em questão têm como vítimas a sociedade e a democracia, e não indivíduos específicos .

A decisão do STF reforça a confiança na imparcialidade de seus ministros e destaca a importância da estabilidade institucional no julgamento de casos que envolvem a democracia e o Estado de Direito.

Continue lendo

POLÍTICA

EUA emitem visto para Érika Hilton com gênero masculino

Publicado

on

A deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), primeira mulher trans eleita para o Congresso Nacional, criticou o governo dos Estados Unidos após receber um visto de entrada no país com seu gênero marcado como masculino. A parlamentar, que é uma das principais vozes na luta pelos direitos LGBTQIA+ no Brasil, afirmou que o erro é um exemplo da desinformação e desrespeito enfrentados por pessoas trans mesmo em processos oficiais.

Em suas redes sociais, Érika Hilton declarou: “Mais uma vez, minha identidade foi desrespeitada. Sou uma mulher trans, e meu gênero é feminino. Erros como esse mostram a importância da luta por reconhecimento e dignidade.”

A embaixada dos EUA no Brasil não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido, mas fontes indicam que o erro pode ser corrigido a pedido da interessada. Enquanto isso, a deputada reforçou seu compromisso com a visibilidade trans” e a luta contra a transfobia.

“Isso não vai me calar. Seguirei na batalha por um mundo onde todas as pessoas trans sejam tratadas com respeito”, concluiu Hilton

Continue lendo

POLÍTICA

Marcos Rogério, do PL de Bolsonaro, lidera corrida ao Senado por Rondônia

Publicado

on

Se as eleições para o Senado Federal ocorressem hoje, o senador Marcos Rogério (PL) de Bolsonaro estaria eleito para representar o estado de Rondônia.

O levantamento de pesquisa foi publicado nesta quarta-feira (16), pelo instituído Paraná pesquisas. Em 2026, os eleitores vão renovar dois terços do Senado, é o equivalente a 54 das 81 cadeiras na casa.

Segundo o levantamento, Marcos Rogério lidera a disputa com 43,8%, seguido por Marcos Rocha, com 35,4%. O atual governador está no segundo mandato consecutivo e não pode tentar a reeleição ao executivo de Rondônia.

Situação eleitoral- Senador (Estimulada)

Marcos Rogério : 43,8%
Não sabe/ Não respondeu: 4,3%
Nem um/ Branco/Nulo: 5,6%

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.640 eleitores em 35 municípios do estado de Rondônia. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,5 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos.

Continue lendo

Trending