CONECTE-SE CONOSCO

JUDICIARIO

TSE retoma julgamento de pedidos de cassação de Moro em clima favorável ao senador

Publicado

on

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomará nesta terça-feira, 21, o julgamento das ações movidas pelo PT e PL que solicitam a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). O julgamento acontece em meio a negociações políticas e pressões sobre o Judiciário.

A ministra Cármen Lúcia assumirá a presidência do TSE em 3 de junho, sucedendo Alexandre de Moraes. Recentemente, Moraes se reuniu com vários senadores que apoiaram não só Moro, mas também Jorge Seif (PL-SC), que também enfrenta risco de cassação por suposto abuso econômico ao utilizar helicóptero de empresários durante a campanha eleitoral de 2022.

Possível proteção a Moro e Seif no Senado

Nos bastidores do Congresso, especula-se sobre um possível “acordão” para proteger Moro e Seif, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo. Em troca, o Senado evitaria avançar com ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF). Moro enfrenta acusações de abuso do poder econômico e caixa 2 durante sua campanha eleitoral.

A relação entre o Supremo, o TSE e o Senado tem sido marcada por confrontos, especialmente com aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Recentemente, tanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quanto o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), emitiram “alertas” a Moraes.

Previsões políticas e ações recentes

Alcolumbre, que é favorito para presidir o Senado a partir de fevereiro de 2025, acredita que a direita ganhará força nas eleições de 2026. Com a renovação de 54 das 81 cadeiras do Senado, a direita pode alcançar a maioria necessária para aprovar o impeachment de ministros do STF, caso a Corte não recue. O Senado tem a prerrogativa exclusiva de iniciar processos de impedimento de magistrados, algo que nunca ocorreu.

Após uma conversa com Pacheco na semana passada, Moraes desbloqueou as redes sociais do senador Marcos do Val, que estavam bloqueadas há quase um ano. Em junho de 2023, Do Val acusou Moraes de ser um “serial killer da Constituição”.

Em novembro, o Senado aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões individuais dos magistrados, mas a Câmara ainda não a votou. Senadores também propõem mandatos de oito anos para ministros do STF.

BRASIL

Manifestantes levam “batons gigantes” à Paulista em protesto

Publicado

on

Durante o ato pela Anistia, manifestantes levaram batons gigantes à Av. Paulista, em referência irônica à prisão de Débora, condenada a 14 anos por pichar a estátua “Perdeu, mané”. A ação simbólica denuncia o abuso judicial e a perseguição política. O protesto criativo expõe o absurdo da pena e evidencia a revolta popular contra um sistema que trata patriotas como criminosos e marginais como vítimas.

Continue lendo

BRASIL

Senador Rogério Marinho já está no trio para o Ato em defesa da Anistia na Av. Paulista

Publicado

on

O senador Rogério Marinho (PL-RN), uma das vozes mais firmes da oposição no Congresso, já está no trio elétrico da Av. Paulista, unindo-se à multidão que clama por anistia e justiça. Defensor da liberdade e crítico dos excessos do STF, Marinho reforça a resistência conservadora diante da perseguição política. Sua presença dá ainda mais força ao movimento, que denuncia um Brasil fora do eixo constitucional.

Continue lendo

BRASIL

Carmelo Neto e Bella Carmelo já estão na concentração do ato pela Anistia na Av. Paulista

Publicado

on

O deputado estadual Carmelo Neto e sua esposa, a vereadora Bella Carmelo, estiveram presentes na Av. Paulista para o ato pela Anistia. O casal conservador, símbolo da nova direita, reforçou a luta contra as prisões políticas e o autoritarismo judicial. A presença deles mostra que há uma juventude disposta a enfrentar o sistema e defender os valores da liberdade, da fé e da verdadeira justiça brasileira.

Continue lendo

Trending