CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Dos 22 candidatos visitados por Lula durante campanha, 16 fracassaram

Publicado

on

Os resultados das eleições municipais deste domingo, 6, demonstraram que a influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o eleitorado brasileiro parece cada vez menor.

Durante a campanha, o petista foi a 22 cidades apoiar candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) ou de siglas aliadas. As visitas começaram em 20 de julho, coincidindo com as convenções partidárias. Apenas seis candidatos que Lula apoiou conseguiram vencer ou alcançar o segundo turno.

No período de campanha, Lula viajou a várias cidades onde anunciou investimentos do governo federal e obras nas respectivas regiões. No total, o presidente visitou 26 municípios. Em quatro deles, contudo, não declarou apoio oficial a nenhum candidato.

Eduardo Paes (PSD) foi o único político apoiado por Lula que obteve a reeleição. Ele venceu no Rio de Janeiro, com mais de 60% dos votos válidos. Apesar da simpatia de Lula, Paes, por motivos de rejeição, evitou associar-se claramente à imagem do presidente.

Petista dá apoio ‘discreto’ a Boulos

Em termos de palanque, Lula subiu apenas no espaço de Guilherme Boulos (Psol), candidato a prefeito de São Paulo. O deputado federal passou para o segundo turno neste domingo ao obter 29,07% dos votos válidos. Boulos vai disputar a prefeitura com Ricardo Nunes (MDB), que conquistou 29,48% dos votos.

Mesmo ao aparecer no palanque de Boulos, a participação discreta de Lula na campanha paulistana gerou mal-estar entre os aliados. Desde julho, Lula participou, em 24 de agosto, de dois comícios, e, em 5 de outubro, de uma caminhada, intitulada “Arrancada da Vitória”.

Marçal foi mais decisivo em São Paulo

No dia 3 de outubro, Lula fez uma live com o deputado. A conversa, de menos de dez minutos, registrou baixa audiência na internet. O PT destinou R$ 30 milhões para a candidatura do psolista, que tem a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) como candidata a vice.

Segundo parte da oposição, a passagem de Boulos para o segundo turno se deve muito mais aos erros de campanha do candidato do PRTB, Pablo Marçal, do que ao apoio de Lula, que estaria desgastado em São Paulo.

PT minimiza indiferença a Lula

O fraco desempenho do PT nas eleições municipais foi minimizado pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann. A deputada federal justificou o impacto negativo de Lula nas eleições ao afirmar que o petista teve muitos problemas neste ano.

Conforme Gleisi, Lula não pôde participar mais ativamente em razão de questões pontuais, como as enchentes no Rio Grande do Sul e as queimadas em várias partes do país.

Em análise geral sobre os resultados, a dirigente petista afirmou que o desempenho do partido não foi ruim. “Melhorou em comparação a 2020. É preciso entender que a gente vive um processo de recuperação, reorganização.”

POLÍTICA

“Quando tudo estava escuro, Bolsonaro foi aquela luz no fim do túnel” diz Senador Rogério Marinho em discurso emocionante após Bolsonaro passar mal

Publicado

on

O senador e secretário-geral do PL, Rogério Marinho (RN), fez um discurso emocionado nesta quarta-feira (11) em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que passou mal no dia anterior. Marinho relembrou as “injustiças e acusações” sofridas pelo ex-mandatário, citando desde o atentado a faca em 2018 — que quase tirou sua vida — até as críticas persistentes após o fim de seu governo.

O senador criticou o que chamou de “narrativas falsas” contra Bolsonaro, incluindo questionamentos sobre o ataque de 2018, que parte da oposição chegou a desacreditar no passado. “Mesmo após deixar a Presidência, ele segue sendo alvo de ataques diários, tanto nas redes sociais quanto na mídia tradicional”, afirmou Marinho.

Em seu discurso, o parlamentar associou as críticas a Bolsonaro à sua postura de “defesa do povo brasileiro” e à resistência a esquemas de corrupção. Marinho também mencionou as sequelas físicas que o ex-presidente ainda enfrenta devido ao atentado, destacando que, “apesar das dores e dos ataques à sua honra, Bolsonaro segue incansável em servir ao Brasil”.

Continue lendo

POLÍTICA

Ministro do TCU, Augusto Nardes, afirma que “o Brasil está indo à falência”

Publicado

on

Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), mostrou imensa preocupação com as contas públicas, Brasil está indo à falência”, citando o crescimento descontrolado da dívida pública e a falta de ajustes fiscais sustentáveis. Suas declarações refletem preocupações com o aumento do déficit primário, a pressão sobre os gastos sociais e a trajetória insustentável da dívida bruta em relação ao PIB.

A dívida bruta do governo federal ultrapassou 80% do PIB em 2023, com projeções de continuar crescendo sem reformas estruturais.

O Brasil registrou déficits primários recorrentes, agravados por gastos crescentes e limitações de arrecadação. Ele afirma que o Brasil está indo à falência com a previdência
Nardes destacou a necessidade de reformas tributárias, administrativas e previdenciárias adicionais para conter a crise fiscal.

Continue lendo

POLÍTICA

PL consegue 260 assinaturas e quer pautar a Anistia ainda esse mês

Publicado

on

O Partido Liberal (PL) está confiante de que conseguirá colocar em votação, ainda neste mês de abril, o projeto de anistia para manifestantes presos após os atos de 8 de janeiro. Segundo o líder da bancada na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), a proposta já tem mais de 260 assinaturas — número acima do mínimo necessário para aprovação, que é de 257 votos.

Em entrevista nesta sexta-feira (11), Sóstenes afirmou que o partido tem mantido diálogo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), para viabilizar a votação. “Estamos a poucos dias de fazermos justiça”, disse.

Sóstenes acredita que, quando o projeto for levado ao plenário, deve ser aprovado com folga. “Tenho convicção de que o texto vai passar com mais de 300 votos”, afirmou. Ele também criticou o fato de manifestantes seguirem presos há mais de dois anos sem condenação definitiva: “Um minuto preso já é uma eternidade para quem não cometeu crime algum”.

Continue lendo

Trending