CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Se 2º turno fosse hoje, Nunes (MDB) venceria tanto Boulos (Psol) quanto Marçal (PRTB)

Publicado

on

No último levantamento antes da realização do primeiro turno, o Paraná Pesquisas projetou cenários de segundo turno entre os três candidatos mais bem posicionados em intenções de voto na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Segundo o material divulgado nesta sexta-feira, 4, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) superaria o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) e o empresário Pablo Marçal (PRTB).

Em uma hipotética disputa contra o psolista, o emedebista venceria por 50,6% a 35,3%. Diante dessa possiblidade, 9,5% votariam em branco ou anulariam, enquanto 4,6% não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.

Caso a realização do segundo turno fosse hoje, Nunes superaria Marçal por uma diferença ainda maior. De acordo com o levantamento, o prefeito alcançaria a preferência de 53,1% do eleitorado. O empresário, por sua vez, teria 28,9%. Conforme o instituto, 13,5% aparecem no bloco de nenhum/branco/nulo. Já a parcela de não sabe/não respondeu é de 4,6%.

A equipe do Paraná Pesquisas também projetou a possibilidade de segundo turno entre Boulos e Marçal. Nesse sentido, o psolista levaria a melhor. Conforme o levantamento, o deputado federal teria 44,6% contra 38,2% do representante do PRTB. Para essa configuração, a parcela de brancos e nulos subiria para 12,7%. Por fim, 4,5% não souberam ou não quiseram responder.

Nunes, Boulos e Marçal aparecem em condição de empate técnico para o primeiro turno. De acordo com o Paraná Pesquisas, eles registram 26,8%, 26% e 24,2%, respectivamente. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Dados da pesquisa que mostra Nunes à frente de Boulos e Marçal no 2º turno

Para mapear as intenções de voto em hipotéticos cenários de segundo turno na disputa para a Prefeitura de São Paulo, o Paraná Pesquisas entrevistou 1,5 mil pessoas na capital paulista. O trabalho de campo ocorreu, a saber, de 30 de setembro a 3 de outubro.

Fora a já mencionada margem de erro, de 2,6 pontos porcentuais, o instituto alega que o grau de confiança do material é de 95%.

A empresa informa, além disso, que registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral. O código SP-09433/2024 é o protocolo de acompanhamento nesse sentido.

POLÍTICA

“Moraes desafiou Donald Trump”, diz Deltan Dallagnol

Publicado

on

Em entrevista à revista América The New York, intitulada “O juiz brasileiro enfrentando a extrema-direita digital”, o ministro Alexandre de Moraes fez duras críticas e provocou indiretamente o ex-presidente dos EUA Donald Trump.

Moraes afirmou: “Acredito que as ações recentes de Donald Trump levaram os governos a perceberem que, se não agirem agora para regulamentar as redes sociais, será tarde demais.” O ministro lembrou que, três anos antes, havia determinado a suspensão do Telegram no Brasil por desrespeito reiterado a ordens judiciais. “Depois, vão dizer que estou perseguindo todo mundo”, brincou. “Nesse ritmo, serei acusado de perseguir Trump também.”

Antes do fim da entrevista, Moraes passou por uma sala com objetos pessoais de valor simbólico, incluindo uma camisa do Corinthians, seu time de coração, e duas estátuas de madeira de divindades afro-brasileiras: Xangô e Exu. “Lei e ordem”, definiu o ministro, referindo-se às entidades. O repórter então questionou:
“Mas Xangô não é um deus da guerra?” Moraes limitou-se a sorrir, encerrando a conversa.

Continue lendo

POLÍTICA

Juíza no Ceará solta criminosos que decapitaram uma mulher por: “não haver risco deles para a sociedade”

Publicado

on

A juíza Isabela Mendonça, titular da 2ª Vara do Júri de Fortaleza, determinou a liberdade de três acusados pelo assassinato de uma mulher na Praia da Vila do Mar, na capital cearense. A decisão, tomada com base na falta de elementos que comprovem risco à ordem pública, gerou indignação entre moradores e familiares da vítima.

A vítima, cuja identidade não foi divulgada, teria sido morta e de captada pelo envolvimento de um parente com facções criminosas rivais.

Segundo as investigações, Os três suspeitos liberados usarão tornozeleiras eletrônicas como medida cautelar, mas a decisão foi criticada por setores da sociedade e especialistas em segurança pública, que temem a impunidade e a reincidência

Continue lendo

POLÍTICA

Nikolas vai pro embate com deputados do PSOL em comissão da câmara

Publicado

on

Em uma sessão tumultuada na câmara dos deputados, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou a oposição por defender José Dirceu (PT), ex-ministro da Casa Civil envolvido no escândalo do mensalão, considerado um dos maiores casos de corrupção da história do país. Com tom irônico, Ferreira afirmou: “Quando estão em posição desfavorável, transformam tudo em santinho”.

Em seu discurso, o parlamentar também acusou o PT de:
“Fazer parte de um partido que perseguiu cristãos” que
Apoia o regime de Nicolás Maduro na Venezuela, classificando-o como ditadura;
“Que adapta figuras como Che Guevara, que, segundo ele, ‘fuzilou homossexuais”.

Ferreira ainda ironizou: “Duvido que a esquerda saiba escrever ‘fascismo’*, encerrando sua fala em meio a reações contraditórias no plenário.

Continue lendo

Trending