POLÍTICA
Comício de Boulos com Lula tem Hino Nacional cantado em ‘linguagem neutra’
Um dos trechos do comício do candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou atenção nas redes sociais. Durante o evento, realizado no último sábado, 24, na capital paulista, o Hino Nacional brasileiro foi cantado em “linguagem neutra”.
Nas imagens, Lula aparece ao lado de Boulos quando a canção é distorcida, e o trecho “dos filhos deste solo” é alterado para “des filhes deste solo”.
“Hino nacional em linguagem neutra não é crime?”, questionou uma mulher no X/Twitter, ao comentar o vídeo.
“O que esse país está se tornando?”, disse outra pessoa na rede social. “Estão ficando todos retardados? Que maluquice!”
O artigo 25 da Lei nº 5.700 estabelece que “em qualquer hipótese, o Hino Nacional deverá ser executado integralmente e todos os presentes devem tomar atitude de respeito”.
A violação de qualquer disposição da norma é considerada contravenção, “sujeita a multa de uma a quatro vezes o maior valor de referência vigente no país, elevada ao dobro nos casos de reincidência”, segundo o artigo 35 da mesma lei.
Boulos chama Marçal de “bandido”
Ainda durante o comício, Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB) foram citados diretamente por Boulos. O atual prefeito da cidade foi chamado de “incompetente”, enquanto o ex-coach foi classificado como “bandido”.
“Não vou deixar um prefeito incompetente como Ricardo Nunes continuar naquela cadeira”, disse Boulos. “E também não vou deixar um bandido como Pablo Marçal chegar perto da Prefeitura de São Paulo. Aqui, não! Que vá lá para Goiás! Aqui não tem espaço para isso.”
“[Eles são] Dois candidatos que representam o pior da política brasileira, o bolsonarismo, que a gente derrotou com o presidente Lula há dois anos”, acrescentou o psolista. “Eles podem vir com o jogo sujo e o dinheiro sujo deles, eles não vão impedir o desejo de mudança. Vamos derrotar as duas faces do bolsonarismo na maior cidade do Brasil.”
POLÍTICA
“Você não acha curioso que o Lula nunca sabe de nada”, questiona deputado Guto Zacarias (União-SP)
O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil-SP), conhecido por sua atuação crítica ao governo federal, recentemente fez uma declaração provocativa nas redes sociais. Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Zacarias questiona: “Você não acha curioso que o Lula nunca sabe de nada?” Essa frase faz referência à alegada falta de conhecimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre escândalos de corrupção envolvendo membros de seu partido e aliados políticos. No vídeo, o deputado menciona episódios como o escândalo do Petrolão, sugerindo que Lula frequentemente alega desconhecimento sobre tais casos.
POLÍTICA
“Janja mais uma vez envergonha o Brasil”, diz comentaria Cristiano Beraldo
O comentarista político Cristiano Beraldo voltou a criticar publicamente a primeira-dama Janja Lula da Silva, em vídeo publicado nas redes sociais nesta semana. A declaração, que gerou repercussão entre apoiadores e opositores do governo, traz o seguinte tom: “Janja mais uma vez envergonha o Brasil”, afirmou Beraldo, sem poupar críticas à atuação pública da esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No vídeo, publicado em seu perfil oficial no Instagram, Beraldo faz referência à presença constante de Janja em agendas oficiais e eventos públicos. Segundo ele, a primeira-dama estaria ultrapassando os limites protocolares do cargo, assumindo protagonismo indevido em questões de governo. “É como se ela quisesse governar junto. Isso não cabe numa democracia”, quando você viaja com o dinheiro da população brasileira, que aliás, está bancando centenas de milhões de reais para que você, e o seu marido rodem o mundo envergonhando o Brasil e os brasileiros você tem sim que seguir os protocolos disse o comentarista.
Em sua fala Janja disse, “que não será calada por protocolos.
POLÍTICA
Bolsonaro se reúne, com os presidentes da maior força política do congresso, Ciro Nogueira e Rueda
Bolsonaro se reúne com os presidentes da maior maior força política do congresso.
Antônio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (PP) sinalizaram uma possível aliança de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2026.
A federação União Progressista, formada por União Brasil e PP, já conta com 109 deputados, 14 senadores e governa seis estados, consolidando-se como a maior força política no Congresso Nacional . Com a expectativa de atrair mais 48 parlamentares na próxima janela partidária, a federação amplia ainda mais sua influência.  
O apoio da União Progressista a Bolsonaro pode ser decisivo, oferecendo-lhe uma base parlamentar robusta e capilaridade nacional. Essa aliança representa uma reconfiguração significativa no cenário político, desafiando outras forças e potencializando a candidatura de Bolsonaro em 2026. 
-
POLÍTICA4 semanas atrás
Deputado do Parlamento Europeu propõe sanção a Moraes após intimação contra Bolsonaro
-
BRASIL3 meses atrás
“Se para viver de arte, você precisa de subsídio do Estado, você não é um artista, você é um funcionário público.” Diz Javier Milei
-
POLÍTICA1 mês atrás
“Tomar o celular bruscamente da mão da vítima não configura o crime de roubo”, diz Ministro Antônio Saldanha do STJ
-
BRASIL1 mês atrás
“O nordestino tá cansado de promessas vazias, rejeição de Lula vai continuar subindo”, diz deputado Rodrigo Valadares
-
BRASIL3 meses atrás
Bolsonaro é recebido por multidão em Pernambuco
-
BRASIL3 meses atrás
Musk sugere sanções a Moraes, diz Daniela Lima na Globo News
-
BRASIL3 meses atrás
O aumento do preço do ovo é culpa da Quaresma, diz Globo News
-
BRASIL9 meses atrás
Candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofre atentado no Tatuapé