CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Muçulmanos invadem o mercado de Natal em Mainz, na Alemanha, invocando Alá e a Jihad Islâmica

Publicado

on

Voltam a circular nas redes sociais imagens de uma alegada “invasão muçulmana” num mercado de Natal na cidade de Essen, na Alemanha. O vídeo, partilhado milhares de vezes em todas as plataformas, é a data em que surgem as imagens publicadas nas redes sociais de Christine Anderson, membro do Parlamento Europeu.

Na publicação, a eurodeputada identificou o vídeo como tendo sido gravado em Essen, e identifica a demonstração como uma celebração da queda do regime de Bashar Al-Assad.

As imagens mostram centenas de pessoas num mercado de Natal, a desfilar acompanhadas de rufar de tambores, músicas, assobios e cânticos. Algumas erguem a atual bandeira da Síria, que à data, 8 de dezembro de 2024, representava a oposição ao regime, como explica a enciclopédia Britannica.

POLÍTICA

Pesquisa Veritá aponta Flávio Bolsonaro em empate técnico com Lula, em apenas 4 dias como candidato

Publicado

on

O Instituto Veritá divulgou nesta segunda-feira (8) o primeiro levantamento realizado após o anúncio da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República. No cenário de disputa direta, Flávio e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecem praticamente empatados, com o petista registrando 39,8% das intenções de voto, enquanto o parlamentar alcança 39,2%.

A diferença em questão está dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais. Quando considerados apenas os votos válidos, o petista chega a 50,4%, contra 49,6% do pré-candidato do PL.

Os recortes por perfil mostram contrastes significativos: Flávio Bolsonaro tem desempenho mais forte entre homens (44,8%) e entre eleitores de 25 a 44 anos. Lula, por sua vez, lidera entre mulheres (41,4%), jovens até 24 anos e eleitores acima de 45 anos. O senador também aparece à frente quando o filtro é o nível de escolaridade médio — seja completo ou incompleto — com 44,7% das preferências.

O estudo testou ainda o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em confronto direto com Lula. Nesse caso, Tarcísio abre vantagem: 44,9% das intenções de voto contra 40,3% do atual presidente. Considerando apenas os votos válidos, a diferença sobe para 52,7% a 47,3% em favor do paulista.

Além das simulações eleitorais, o Veritá mediu a percepção da população sobre o governo federal. A pesquisa aponta que 57,4% dos entrevistados desaprovam a gestão Lula, enquanto 38,7% declaram aprovação. Foram entrevistados 2.519 eleitores por sistema automatizado entre os dias 6 e 7 de dezembro. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Continue lendo

POLÍTICA

Justiça corre com o 8 de janeiro e deixa prescrever os crimes de Marcola, principal líder do PCC

Publicado

on

A Justiça de São Paulo reconheceu a prescrição de um dos principais processos contra Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como líder do Primeiro Comando da Capital (PCC). A decisão foi tomada pela 2ª Vara de Presidente Prudente e extinguiu a punibilidade de todos os réus, por entender que os crimes imputados já haviam ultrapassado o prazo legal para julgamento.

O caso, iniciado em 2013, reunia uma das maiores investigações sobre a estrutura da facção, com documentos, interceptações telefônicas e suspeitas de comando criminoso dentro e fora dos presídios. Mesmo assim, nunca chegou a sentença.

A decisão provocou críticas quanto à morosidade do Judiciário. A investigação havia sido considerada histórica pelo volume de provas e pela relevância para o combate ao crime organizado. Embora continue preso por outras condenações, Marcola foi absolvido neste processo específico.

Continue lendo

POLÍTICA

“Os dias dele estão contados”, diz Trump sobre Maduro em entrevista

Publicado

on

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que os dias do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, “estão contados”, durante uma entrevista para o site Politico.

“Os dias deles estão contados”, disse o presidente ao ser questionado sobre o que faria para tirar Maduro do poder, pela jornalista Dasha Burns.

Trump também não descartou a possibilidade de enviar tropas americanas à Venezuela como parte de um esforço para derrubar o ditador venezuelano.

“Não quero confirmar nem descartar. Não falo sobre isso”, disse ele quando questionado sobre o envio de tropas terrestres.

O presidente também disse que não queria falar sobre estratégia militar.

Em meio a crescente pressão americana sobre Caracas, o presidente já afirmou anteriormente que ataques contra alvos do narcotráfico “em terra” começarão em breve.

A fala foi feita durante uma reunião de gabinete com secretários do governo. Trump estava falando sobre ataques das Forças Armadas dos EUA contra barcos que supostamente transportam drogas no Caribe e no Pacífico quando abordou a questão da ofensiva contra alvos em terra.

Os EUA acusam Maduro de liderar um cartel, o que o ditador nega. O venezuelano também tem pedido pela paz e alertado sobre uma possível invasão americana.

Continue lendo

Trending