CONECTE-SE CONOSCO

MUNDO

Opositor preso na Venezuela é internado em estado grave

Publicado

on

Dávila teria sido transferido de emergência para um centro de cuidados esta quarta-feira, 14 de agosto, enquanto permanece sob custódia do regime venezuelano.

“Sabíamos por meios não oficiais que ele estava no Helicoide”, disse o filho do opositor. “Na noite de domingo, conseguiram entrar alguns medicamentos no Helicóide, o que nos confirmou que estava lá”, acrescentou.

Transferência

Ele disse que sua família soube do estado de saúde de seu pai na noite de terça-feira, 13, após receber uma ligação informando que ele estava sendo transferido com urgência para a Clínica Caracas.

“Não foi através de um canal oficial que soubemos, mas porque ele tem muitos conhecidos naquela clínica”, indicou. “Dizem-nos que ele vinha com um problema de saúde muito grave”, frisou.

O filho do opositor explicou que a Sebin (Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional) ainda está vigiando seu pai, razão pela qual a família não teve maior acesso na busca por informações. “Soubemos que ele chegou com desidratação profunda, febre, infecção urinária aguda e perigo de sepse”, explicou.

Aos 73 anos, Williams Dávila Barrios tinha passado por uma cirurgia no coração havia pouco tempo. Ele é um das cerca de 1.400 pessoas presas pelo regime por motivações políticas entre o dia seguinte à votação, 29 de julho, e data de hoje nas contas da ONG Foro Penal. Os números fornecidos pelo regime são ainda maiores, de 2.200 prisões.

Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH)

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) adotou na quarta-feira, 14 de agosto, uma Resolução de Acompanhamento e Modificação em relação à situação de Williams Dávila na Venezuela (MC-533-17).

A representação informou que o paradeiro de Williams Dávila era desconhecido desde 8 de agosto de 2024, após ele ter sido detido por autoridades do Estado. Desde então, não houve notícias de seu paradeiro ou estado de saúde.

Constatou-se que foi apresentada ao Ministério Público uma queixa-crime por “desaparecimento forçado”, na qual foi dada ênfase à situação de saúde do beneficiário e à sua condição de idoso.

Afastado do debate político

A CIDH avalia que a situação atual de Williams Dávila faz parte de um ciclo de acontecimentos contra ele, com o objetivo de afastá-lo do debate público.

A CIDH é um órgão principal e autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA), cujo mandato decorre da Carta da OEA e da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. A Comissão Interamericana tem o mandato de promover a observância dos direitos humanos na região e atuar como órgão consultivo da OEA sobre o assunto.

BRASIL

Viraliza vídeo de Romeu Zema pedindo a Anistia: “o poder do perdão”

Publicado

on

Romeu Zema defendeu a anistia aos envolvidos em 8 de janeiro, destacando “o poder do perdão” e a necessidade de pacificação no país. O governador de Minas Gerais ressaltou que o Brasil precisa seguir em frente, deixando de lado perseguições políticas. O vídeo viralizou, gerando apoio da direita e críticas da esquerda, que insiste em criminalizar manifestantes. Zema se posiciona como voz sensata contra o revanchismo e pela reconciliação nacional.

Continue lendo

BRASIL

STF classifica revistas íntimas em presídios como “inadmissíveis” e proíbe a prática

Publicado

on

O Supremo Tribunal Federal determinou o fim das revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios, classificando a prática como inconstitucional. Para os ministros, essas abordagens ferem a dignidade humana. A decisão, no entanto, divide opiniões, pois enquanto defensores dos direitos humanos comemoram, setores da segurança pública temem aumento na entrada de ilícitos nas cadeias.

Continue lendo

BRASIL

Eduardo Girão diz que Senado virou “puxadinho” do governo e do STF

Publicado

on

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou duramente a postura do Senado, afirmando que a Casa perdeu independência e se tornou submissa ao governo federal e ao Supremo Tribunal Federal. Para ele, essa falta de autonomia compromete a democracia e impede a fiscalização real dos atos do Executivo e do Judiciário, prejudicando a transparência institucional.

Continue lendo

Trending

Copyright © 2025 No Centro do Poder. Todos os direitos reservados. Inscrito no CNPJ: 04.399.166/0001-83
Fone: (92) 98489-4206 - Email: contato@nocentrodopoder.com.