CONECTE-SE CONOSCO

POLÍTICA

Filipe Barros lidera disputa ao Senado no Paraná, aponta pesquisa Ágil

Publicado

on

De acordo com uma pesquisa do Instituto Ágili realizada entre maio e junho de 2025, o deputado federal Filipe Barros (PL) aparece entre os principais nomes na disputa pelo Senado no Paraná. A pesquisa apontou que ele e o ex-procurador Deltan Dallagnol (Novo) despontam na corrida pelas duas vagas ao Senado nas eleições de 2026.

Detalhes da pesquisa Ágili

Período: 30 de maio a 7 de junho de 2025.

Amostra: 1.475 eleitores em todo o estado do Paraná.

Resultados: Filipe Barros (PL) e Deltan Dallagnol (Novo) se destacaram nas intenções de voto.

Outras pesquisas e cenários

Pesquisa espontânea: Outras pesquisas, como a do Instituto Paraná Pesquisas de fevereiro de 2025, indicaram um alto percentual de eleitores que ainda não sabem em quem votar para o Senado. Na pesquisa espontânea, os nomes de Filipe Barros e Deltan Dallagnol foram citados, mas com um percentual menor, o que é comum nessa fase da corrida eleitoral.

Apoio de Bolsonaro: Em outubro de 2025, Filipe Barros agradeceu publicamente o presidente Jair Bolsonaro por indicá-lo como pré-candidato ao Senado pelo Paraná, o que pode influenciar o apoio de eleitores bolsonaristas.

É importante notar que a situação eleitoral pode mudar significativamente até as eleições de 2026. Além disso, a disputa pelo Senado no Paraná envolverá dois assentos, tornando a competição ainda mais complexa.

POLÍTICA

Moraes autoriza convidados para festa de 15 anos de filha de Bolsonaro

Publicado

on

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (17) o ex-presidente Jair Bolsonaro a receber convidados para comemorar os 15 anos de sua filha, Laura Bolsonaro.

Moraes atendeu ao pedido feito pela defesa do ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar, para realização de um almoço em comemoração ao aniversário da adolescente neste sábado (18).

Com a autorização, Bolsonaro poderá receber amigos menores de idade da filha, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e outros amigos da família entre as 9h e as 18h.

Moraes ressaltou que os veículos dos convidados deverão ser revistados pela equipe de policiais penais que faz a vigilância da residência.

Continue lendo

POLÍTICA

“Lula não ganha em 2026”, diz Ronaldo Caiado

Publicado

on

Ronaldo Caiado, atual governador de Goiás, já se candidatou uma vez à Presidência da República, em 1989. Obteve apenas 0,72% dos votos válidos no primeiro turno e ficou em décimo lugar em uma disputa marcada por incertezas pós-ditadura do Brasil. Na atualidade, Caiado faz uma previsão polêmica: segundo ele, o ex-presidente Lula não sairá vitorioso nas eleições de 2026.

Continue lendo

POLÍTICA

Com facão na mão, ministro de Maduro desafia os EUA

Publicado

on

O ministro da Justiça da Venezuela, Diosdado Cabello, respondeu às ameaças de interferência em seu país feitas dos Estados Unidos e afirmou que irá combatê-las com as “armas do povo” e, se for necessário, defenderá a pátria “até com os dentes”. Nessa quinta-feira (16/10), Cabello discursou para militares com um facão na mão, durante uma cerimônia em Carayaca, no estado de La Guaira.

O pronunciamento acontece após Trump autorizar operações da Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA em território venezuelano.

“Depois não vale pedir tempo. Porque, quem tenta entrar aqui, sabe que vai enfrentar um camponês com um facão na mão em qualquer lugar, com um fuzil da pátria em qualquer esquina, porque hoje, as armas do povo, as tem o povo. As armas da nação, as tem o nosso povo, para cuidar da pátria, de qualquer inimigo. Se chame como se chame, venha de onde venha”, afirmou o ministro.
As tensões entre Venezuela e EUA escalaram nas últimas semanas após o governo norte-americano intensificar ofensivas navais em barcos considerados de “origem venezuelana” que transportavam drogas em direção aos EUA.

Os ataques deixaram ao menos 27 mortos, e, além disso, há a autorização de “ações letais” da CIA no Caribe, com o objetivo de derrubar o regime de Maduro.

O governo venezuelano se mobiliza com exercícios militares na capital da Venezuela, Caracas. Nesta sexta-feira (17/10), Nicolás Maduro anunciou que foram oficialmente ativadas as zonas de defesa integral de Mérida, Trujillo, Estado Lara e Jaracuí, o que significa o posicionamento do povo armado para garantir a segurança nacional e a estabilidade regional. Até o momento, há 468 milicianos na área.

Cabello exaltou a soberania da Venezuela e estimulou a população para combater as ameaças externas. Ele diz que os venezuelanos são um povo humilde e trabalhador e que fariam tudo por amor à pátria.

“De Carayaca, o povo camponês jura pronto para defender a pátria, a terra e a revolução. Aqui não há medo nem rendição: há dignidade, consciência e amor pela Venezuela”, destacou o ministro.

Cartel de los Soles
A mudança na política norte-americana, onde organizações de tráfico internacional de drogas são considerados grupos terroristas, facilitou o começo das operações próximas à costa venezuelanas.

O governo Trump acusa o presidente venezuelano de liderar o Cartel de los Soles, facção de narcotraficantes e ordenou a mobilização naval com a justificativa de combater o tráfico marítimo.

Em agosto, o governo norte-americano anunciou o envio de navios e aeronaves militares para o Caribe, em uma área próxima à costa venezuelana. No decorrer do tempo, o governo dos EUA iniciou um cerco militar no mar do Caribe, e enviou navios de guerra e caças F-35 para a região.

O governo norte-americano explicita a intenção de derrubar o regime ditatorial de Maduro e agora concede “autorização presidencial” que dá direito a amplos poderes à CIA para conduzir ações de inteligência, inclusive “ações letais”, com o objetivo de enfraquecer o regime de Maduro.

Essas missões podem ser executadas isoladamente ou em conjunto com forças militares americanas no Caribe.

Continue lendo

Trending